O Pomar


Era uma vez um pomar. 
Marcos Gomes

Era uma vez as laranjas desse pomar. As laranjas desse eram laranja por fora e pareciam sumarentas e doces. 

Era uma vez uma laranja anciã que supostamente estava no ramo mais alto da árvore. Essa laranja era responsável por moderar e aprovar todos os procedimentos na laranjeira. 

Era uma vez um conjunto de laranjas dessa mesma laranjeira que a governavam. Havia a primeira-laranja, a laranja das finanças, a laranja da economia, a laranja da educação, a laranja do ambiente, a laranja da saúde, a laranja da solidariedade, a laranja das relações estrangeiras, a laranja da defesa da do pomar e por fim a laranja adjunta que não servia para nada. Algumas laranjas eram cristãs, e todas elas cresciam para a direita. Esta laranjeira cresceu tanto que todas as outras espécies no pomar se sentiam oprimidas e não apanhavam tanto sol como a laranjeira. Esta laranjeira crescia inclinada para a direita. As outras espécies bem tentavam dialogar e negociar um espaço de conforto para todos. 

Contudo um agricultor veio e disse «Laranjas da minha laranjeira, vocês tem de dar muito sumo, quer seja de laranja ou de outras frutas». Um dia esse agricultor mando vir umsaco de adubo, e a laranja da economia zangou-se com a das finanças porque ambas queriam controlar o adubo. A primeira-laranja interveio, e decidiu que ambas podiam mandar no adubo, mas que a laranja das finanças mandava mais que a outra.
Cada vez mais a laranjeira crescia sobre as outras espécies do pomar e sempre mais inclinada à direita. A laranjeira já se curvava um pouco para o chão.

Um dia uma das novas laranjas caiu. E atras delas outras se seguiram. Algumas laranjas não mudaram de verde para laranja. 

A Primeira-laranja ganhou bolor. As laranjas que governavam ganharam teias de aranha. A laranja do ramo mais alto, certo dia acusou uma rosa de não ser laranja, e insistiu nessa historia sem qualquer motivo plausível. A rosa riu-se. A laranja do ramo mais alto estava podre e as suas sementes já não funcionavam como outrora. A laranja do ramo mais alto estava caduca. A laranjeira continuava a crescer cada vez mais inclinada para a direita. 

Certo dia a laranjeira tanto se inclinou para a direita que acabou por cair e deixar as outras espécies do pomar em paz e receberem o sol que mereciam.

Marcos Gomes
JS Lousada
in: TVS