FOLIA E FOLIAZINHO

No próximo dia 25 de abril, inicia-se mais uma edição do FOLIA, Festival de Artes do espetáculo, que desde há 12 anos, constitui um atrativo cartaz cultural, não apenas de Lousada, mas de toda a região do Vale do Sousa.

Os Adiafa, logo no dia 25 trarão música alentejana, num concerto que marcará, também, o início de um ciclo comemorativo muito representativo na vida local: 170 anos de elevação de Lousada a Vila (a 13 de maio deste ano), 175 anos de restauração do concelho (2013) e 500 anos de outorga do Foral (2014). Além disso, teremos, igualmente, a estreia de todo o equipamento técnico do Auditório Municipal, após as obras de reapetrechamento, orçadas em mais de 250 mil euros, com uma comparticipação de 80% de fundos comunitários, que permitiram reequipar o recinto a nível dos sistemas de luz, som e mecânica de cena, e de várias outras inovações.

Mas o FOLIA traz consigo outros motivos de interesse. A programação, embora mais curta do que nos anos anteriores, por força dos constrangimentos financeiros que a todos nos afetam, não perde, contudo, a qualidade que sempre nos habituou. E se, no dia 26, Maria do Céu Guerra interpreta “D. Maria a Louca”, em mais uma excelente produção de A Barraca, no dia 27 o conceituado Teatro de Montemuro traz-nos um dos seus mais recentes trabalhos, Louco na Serra. Para dia 28, a presença da Peripécia é aguardada com natural expetativa, com a sua peça 1325, título baseado na resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, exortando os estados membros à participação das mulheres em missões de paz. Já no domingo, dia 29, o Teatro das Beiras, da Covilhã, oferece-nos “D. Pura e os Camaradas de Abril”, enquanto, no dia 30, a Jangada teatro irá repor a brilhante comédia Médico à Força. No encerramento do Festival, dia 1 de maio, a Companhia do Chapitô leva à cena “Cão que Morre Não Ladra”.

O bilhete geral para todos os espetáculos, a um preço unitário muito apelativo, surge, igualmente, como elemento incentivador a uma maciça presença de público, cuja afluência confirmará, decerto, o excelente nível do certame.

Não podemos, também, esquecer o FOLIAZINHO, num despertar para a arte entre os dias 16 e 24 de abril. Durante a semana, a companhia residente, Jangada Teatro, apresentará Pethelo-a-kuma, O Menino Inteligente, baseado num texto de João Miranda. No dia 21, termos o magnífico musical “Era uma vez uma princesa”, com a encenação e interpretação da atriz televisiva Sara Barros Leitão, a conhecida Jennifer dos “Morangos com Açúcar” e bailarina Rute, na telenovela “Sentimentos”. Uma oportunidade para reencontrarmos uma talentosa atriz, cujas raízes lousadenses muito nos engrandece e dignifica. No dia 23, o Teatro Extremo apresenta “Estória Abensonhada”, a partir do original de Mia Couto, enquanto, no dia 24, a companhia Clever Pants irá proporcionar teatro em língua inglesa para os alunos do 3º ciclo.

Uma exposição de fotografia de Cristiana Coelho acompanhará ambos os eventos.

Por conseguinte, a Câmara Municipal e a Jangada Teatro, numa parceria sempre frutuosa, confirmam que, apesar dos receios, limitações e pragmatismos, Lousada mantém viva a sua sensibilidade cultural, acreditando que, também através da expressão e criação artísticas, será possível libertar-nos dos estrangulamentos que nos diminuem e estiolam. 
 
Eduardo Vilar
in: Verdadeiro Olhar