"Questionado se já decidiu se irá receber os subsídios de férias e de Natal da pensão que recebe do Banco de Portugal, Cavaco Silva recusou pronunciar-se novamente sobre a questão.“Já me pronunciei uma vez sobre a situação, nunca mais. Nunca mais voltarei a pronunciar-me por uma simples razão: aquilo que os senhores têm escrito sobre o assunto não corresponde minimamente à verdade e já desisti de fornecer qualquer outro esclarecimento”, disse Cavaco Silva, que falava aos jornalistas no final da inauguração da nova sede da Microsoft em Portugal."
__
Longe vão os tempos em que quem queria conhecer a verdade, repito a verdade, insisto a verdade, sobre o que diz e faz o Presidente da República só tinha de ir à página da Internet da Presidência da República, porque lá estava a verdade.
Agora, nicles batatóides, nem sequer na imensidão da Internet se encontra a verdade acerca do que diz, não diz, faz e deixa fazer o nosso grande exemplo político, moral, cívico e ético que mora ali para os lados de Belém.
É que isto de andar sempre a escrever a verdade nessas páginas digitais cansa, aborrece, mói. Especialmente quando os jornalistas insistem em publicar mentiras. É simples isto: se publicam mentiras, não vale a pena estar a fornecer qualquer outro esclarecimento. Se publicassem verdades, mas daquele tipo que aparece na página da Internet da Presidência da República, então sim, valia a pena prestar esclarecimentos, quiçá acrescentar outras verdades, ainda mais verdades e, portanto, ainda mais esclarecimentos.
Porque é isso que as pessoas em geral, e os jornalistas em especial, não entendem nem querem entender: a verdade precisa sempre de ser esclarecida, só as mentiras é que são evidentes.
in: Aspirina B