Lousada: Já arrancou construção de Lar Residencial, Centro de Actividades Ocupacionais e apoio domiciliário

Obra estará terminada no final de 2013  

Lousada: Já arrancou construção de Lar Residencial, Centro de Actividades Ocupacionais e apoio domiciliário em Pias


A Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial (ACIP), numa parceria com a autarquia, deu início à construção do Lar Residencial, Centro de Actividades Ocupacionais e apoio domiciliário, dando continuidade ao que está a ser implementado, de um modo mais diminuto nas instalações da instituição a funcionar em Lousada, refere nota de imprensa da Câmara Municipal.
A “Casa da Boavista” é a denominação de um projecto que vem colmatar necessidades identificadas no diagnóstico da Rede Social de Lousada. No seguimento das parcerias existentes no concelho, a ACIP pretende criar um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), com capacidade para 30 utentes e um Lar Residencial para 12 utentes.
A infraestrutura vai ser criada de raiz na freguesia de Pias, junto ao Pavilhão Municipal de Lousada. O terreno foi cedido pela autarquia à instituição com direito de superfície por um prazo de 40 anos. A área de construção ultrapassa os 1500 metros quadrados, com um investimento total de 1,2 milhões de euros, com o financiamento do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) em 75 por cento do custo total da obra. A obra foi iniciada em 3 de Setembro e tem conclusão prevista para o final de 2013.

“Casa da Boavista é um projecto supramunicipal”
Para Francisco Lima, responsável máximo pela ACIP, a “Casa da Boavista deu muito trabalho a ser projectada, mas este é um dia histórico e feliz pelo facto de estarmos todos aqui no local onde está a nascer esta obra supramunicipal”.   “A Câmara Municipal de Lousada é um parceiro de extrema importância para que este projecto tão inovador avançasse”, constatou ainda.
No trabalho desenvolvido pela ACIP, em Lousada, existe a preocupação com a integração pessoal, social e profissional destes indivíduos das pessoas. Privilegiar a interação com a família e a comunidade no sentido da integração social; promover o encaminhamento sempre que possível para programas de integração sócio-profissionais, maximizar as capacidades de desempenho ocupacional, através de atividades socialmente úteis e essencialmente promover a qualidade de vida destes indivíduos e famílias.
Respostas sociais em três valências
O Plano de Desenvolvimento Social do concelho elaborado para o triénio de 2009- 2011 apontava algumas carências, entre elas, equipamentos sociais de apoio à infância, em especial creches e infraestruturas direcionadas para a deficiência e ainda serviços de apoio domiciliário.
A “Casa da Boavista” visa a erradicação e atenuação da pobreza e da exclusão, bem como à promoção do desenvolvimento social. Assim, a infraestrutura tem como base a resposta aos problemas sociais e as necessidades prioritárias do concelho na área da deficiência.
Entretanto, já se encontram em funcionamento as creches, no Centro Social e Paroquial de Lustosa, Macieira e ainda na Associação Coração Solidário de Miguel de Silvares.
A construção da resposta social relativa ao apoio domiciliário também já possui financiamento e vai ser protagonizada pela Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo.
Mais postos de trabalho para assegurar serviços
Na cerimónia que marcou o início da construção foi referenciado ainda pelo responsável máximo da instituição que “a autarquia tem sido um parceiro muito importante ao longo dos tempos, na medida em que nos dá apoio logístico em toda esta obra, tal como a isenção de algumas taxas, para que consigamos edificar esta Casa que tanto pode fazer por Lousada e pela região”.
Segundo o vice-presidente da autarquia, Pedro Machado, “este é um marco histórico, na medida em que dá apoio às pessoas com deficiência, que actualmente estão a ser apoiados pela autarquia no transporte para instituições de outros concelhos”. A novidade avançada por Pedro Machado foi o facto do “terreno onde está a ser edificada a Casa da Boavista ter uma ligação a uma zona verde e com espaço de lazer”.
Ainda a este propósito foi relembrado que também com a Casa da Boavista vão ser criados mais postos de trabalho para técnicos, permitindo uma equipa mais coesa.  

in: Verdadeiro Olhar