Decretado Luto Municipal pela CM Lousada

Dr. Mário Fonseca - decretado Luto Municipal


"A autarquia de Lousada decretou três dias de Luto Municipal, com colocação da bandeira do município a meia haste, pelo falecimento do Dr. Mário Fonseca, Presidente da Assembleia Municipal.


O funeral realiza-se hoje, dia 4, pelas 18h00. O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja Matriz de Silvares, desde as 13h00, de onde partirá o funeral para o cemitério de Silvares, indo a inumar em jazigo de família.


O Dr. Mário Fonseca, Presidente da Assembleia Municipal de Lousada, faleceu na madrugada de segunda-feira, dia 3, sendo uma das figuras mais ilustres da história do concelho.


Médico diplomado pela Faculdade de Medicina do Porto, devotou-se à profissão em verdadeiro sacerdócio, revelando plenamente o seu carácter humanista e solidário, principalmente para com os mais pobres e humildes, sendo justamente conhecido por “Médico do Povo”.

Foi, igualmente, um cidadão profundamente identificado com os problemas e aspirações da sua terra. Na Associação Desportiva de Lousada, foi atleta, dirigente da secção juvenil, Presidente da Assembleia Geral e Presidente da Direção.


Também exerceu os cargos de Presidente da Assembleia Geral da Associação de Cultura Musical e do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros e de Vice-Presidente da Assembleia Recreativa e Desportiva Lousadense, para além de diretor e cronista do jornal Terras do Vale do Sousa e professor no Colégio Eça de Queirós.


Era Presidente da Assembleia Municipal desde 1990, após cumprir um mandato como deputado municipal (1985-1989).


Nascido em 26 de fevereiro de 1954, o Dr. Mário Fernando Ribeiro Pacheco da Fonseca deixa já enorme saudade num concelho de que tanto se orgulhava."