BASTA! Uma posição terá que ser tomada.

Nos dias que correm, e com o vendaval de iniciativas austeras implementadas pelo PSD e CDS, surge um fenómeno curioso. A critica ao passado, como forma de mascarar e desculpar a incompetência do presente.

É lógico que o povo não dorme. Soube castigar quem achou que fez mal no passado, nas urnas, a 5 de junho. E deu um voto de confiança ao PSD e CDS.
Porém, bastou um ano para que as pessoas estejam com os cabelos em pé com o PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA.

Podem bater no ceguinho, podem espalhar alvissaras aos 7 ventos, mas as políticas de austeridade tem uma cara laranja e o povo sabe quem escolheu.

Sabemos que os alinhados da direita (apenas os mais fanáticos, porque todos aqueles que tem consciência já criticaram duramente o governo), vão continuar na campanha de assassínio de caráter, próprio de um jornal nacional que existia há uns tempos.
Mas com isto, não se aperceberam que continuam a cavar, a cavar, a cavar, a ver se chegam a algum lado, e quando tiverem o discernimento de olharem para cima, virão que jamais poderão trepar e vir à luz do dia. Afinal, cavaram a sua própria sepultura. Mas que continuem, continuem porque só estão a fazer um favor  ao povo (por muito que não se possam aperceber). Estão a demonstrar o que são verdadeiramente, de que matéria são feitos.

Uma crítica que fazem é que o PS devia ter memória do passado. Pois é. O problema é que tem!
Tem! E as pessoas dentro do PS sabem disso, à excepção dos mais fanáticos que os há em todos os partidos e que são esses que descredibilizam a atividade política.
Quem tem consciência, sabe que Sócrates esteve muito mal em muitos temas, principalmente as PPPs e SCUTs, mas é curiosamente estes dois assuntos que Passos Coelho ainda nem sequer tocou duramente. Porquê???

O problema é quando entram no exagero e culpam uma única pessoa por todo o mal que há no mundo, e aí há sempre a reviravolta!

Já dissemos mais do que uma vez, que quanto mais criticada é uma pessoa, há uma certa tendência natural para tornar-se mártir e a eleição de Sócrates como o melhor primeiro ministro de Portugal não foi por acaso.
Como não é por acaso que diariamente vemos pessoas dizer/escrever: "Volta Sócrates, estás perdoado".

Mas terminando o tema Sócrates, é necessário reconhecer uma coisa.
Se sabemos quem foi o responsável pelas PPPs etc, também sabemos quem foi o responsável por uma das maiores descidas de sempre do défice (num momento estável do país e do mundo) entre 2006 e 2008, e por reformas estruturais no país!!!

E porque será que em 2008 tudo virou do avesso?
Em 2008 deu-se a crise dos sub primes e foi necessário a Europa ter uma resposta a isso, acordando a UE e todos os seus países investir fortemente na economia. Agora é certo que nem todos os investimentos foram feitos da melhor forma, mas não só por culpa dos governantes mas também de todos nós. Aqueles que meteram dinheiro ao bolso, aqueles que usaram e abusaram dos fundos comunitários, aqueles que diziam que era para ser aplicado na agricultura e na fábrica, mas compravam Mercedes.


E pior ainda, como também todos sabem, o governo de Sócrates tinha uma herança pesada e camuflada, porque se ia contraindo empréstimos a preços baixos! 
Uma herança muito pesada, nomeadamente de 2 governos (Cavaco e Guterres, um do PSD e outro do PS), não há como fugir. 
Aí é que foram gastos rios de dinheiro sem controlo, porque de 2008 para cá, como todos sabem a crise não foi só Portuguesa. 

Ou tudo aquilo que se está a passar na Europa é obra do acaso? O que antes era responsabilidade de Sócrates e não do clima a abranger a Europa, agora deu-se um volte-face e os alinhados da direita já dizem que a culpa é da Europa?! Que falta de coerência.

Terminando este assunto passamos a outro ponto. A legitimidade para criticar.

É muito curioso vermos todos aqueles que criticavam o anterior governo remeterem-se ao silêncio. Mas estes são aqueles que tem vergonha, porque os que não tem vergonha defendem-no com unhas e dentes, mesmo sabendo que diariamente contrariam tudo o que disseram.

Esses, que se diziam vendedores da verdade, agora mentem com todos os dentes que tem e acham normal. A culpa, é sempre dos outros, dos que cá estiveram. Os de agora são uns santinhos em que só lhes falta a auréola.

O problema é que o povo olha, escuta, lê. Por muito que nos queiram retirar a educação, ou dividir as pessoas em inteligentes e burros, já não há retorno.

Por isso, a legitimidade para criticar um governo destes é total por parte do PS. O PS assinou o acordo com a troika. Sim. Acordou medidas, sim. Mas apenas aquelas inscritas no memorando e não tudo aquilo que o PSD lhe apetecer.

Daqui a pouco o Primeiro Ministro lembrava-se de tomar as medidas mais estapafúrdias e o PS tinha que dizer Amén. Isso nunca. Até porque o PS nunca é consultado para nada, quando há medidas a serem tomadas.

E sim, temos legitimidade. E muita!
Que eu saiba nenhum de nós, jovens de Lousada e do país, entre os 14 e os 30 anos, governou ou governa o país. E se há ou houve alguém de Lousada que governou ou governa o país não é do PS mas sim do PSD, na Assembleia da República. E que fazem esses? Nada! Nada por Lousada e tudo pelo partido.

Se também criticamos Sócrates na altura devida (vários exemplos existem), também criticamos Passos e qualquer um que esteja a fazer o caminho errado, principalmente depois de tudo aquilo que disse anteriormente em contraponto com o que agora faz.

Ao povo: NINGUÉM PODE CALAR!

Quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele. Nós defendemos ideias partidárias e não pessoas dos partidos!