Uma questão de moral

Ao longo dos últimos tempos temos assistido a muitos acontecimentos que depreendem uma coisa - a oposição lousadense tem o direito adquirido de dizer o que apetece, por muito falso que seja, e não admitem sequer a contradição.

Ultimamente foram os casos dos panfletos da dita Coligação a assumir como suas, as vitórias do executivo socialista.

Ora é o facto de "Conseguirem a aprovação do PDM", ora é "Conseguirem a aquisição dos autocarros escolares", ora é tudo e mais alguma coisa que se faz em Lousada de bom. E pasmem-se, tudo isto afinal deve-se ao PSD/CDS e não ao mérito de quem governa, de quem trabalha e sua diáriamente para atingir esses mesmos objectivos, principalmente numa altura destas.

Mas isso não pode indignar ninguém, e é um crime esclarecer os lousadenses. 

Assumir vitórias dos outros, é algo que só tem que ser visto como "ouvir e calar". Se há resposta à falta de elevação demonstrada, no sentido de esclarecer as pessoas, cai o "Carmo e a Trindade".
Quando há o contraditório, é ver autênticas virgens ofendidas, é o ataque pessoal, é isto e aquilo...

Nas Assembleias Municipais é a mesma coisa.

Pode-se combinar com o Presidente da Ass. Municipal a apresentação de pareceres por parte de todas as forças políticas, num ato em que o respeito e a honra está acima de tudo. 
Mas quando chega a hora da verdade, preferem um teatrinho sensacionalista ao invés de assumirem uma posição (Favor/Contra) onde elencam os motivos de tal opinião.
Prefere-se fazer algo já estudado previamente, com o intuito de gerar confusão. Apresentar um "parecer" que se sabe previamente que iria ser rejeitado, é um meio para fugir à responsabilidade de assumirem uma posição (o seguidismo a Passos Coelho tem que ser alimentado, porque há promessas a cumprir e gentes para manter).

Pode-se também, em plena assembleia adotar uma postura do "Se não és por mim, és contra mim". 
Se a posição do PS é contra a reforma, por uma série de razões mais do que debatidas e expostas de forma CLARA no parecer, surgem logo pessoas alteradas a perder a postura e compostura, tons de voz que mais parecem estar a dar ralhetes, apelidando de meninos muitas pessoas que taxativamente deram o seu ponto de vista. E porquê? Porque não estão de acordo com eles? Ora bolas, não é isto a Democracia, vinda dos senhores da moral e do "correto"?

Mas se as pessoas são a favor da reforma, porque não votam contra os pareceres da CDU e do PS? Porque saem de forma teatral? Porque contrariam tudo o que disseram? Votar é o ato mais democrático que existe!

Como iria uma Assembleia Municipal votar um parecer, que não é um parecer?

Como é possível assumir louros sobre a aprovação do PDM sem apresentar uma única proposta durante 1 ano e meio em que o processo esteve em discussão? Isto é política de verdade?
Como é possível assumir louros sobre os transportes escolares, se esse dossier foi tratado no mandato anterior, e com outros vereadores na oposição?

É um caso sério de demagogia e contaminação da opinião pública. Vale tudo!

É preciso ter cá uma moral!