E esta hein?


OCDE pede ao Governo expansão do modelo Novas Oportunidades


Numa altura em que o Governo PSD/CDS está a desmantelar a rede de centros Novas Oportunidades, a OCDE vem pedir o contrário.
No relatório "Going for Growth 2012", o estudo anual sobre as reformas estruturais necessárias ao crescimento, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) recomenda ao atual Governo que "expanda mais a educação e a formação vocacional".
A organização que junta os 30 países mais desenvolvidos do mundo classifica o que foi feito nos últimos anos como boas práticas. O elogios vão, essencialmente, para o anterior Governo do PS: "As autoridades expandiram a educação e a formação vocacional de jovens e de adultos com menos qualificações (Novas Oportunidades)", exemplifica.
E continua: "Desde 2007, as autoridades introduziram reformas na educação terciária, entre as quais  governança, diplomas e participação de adultos".
Estas recomendações surgem depois dos recentes anúncios do Governo, como o plano para encerrar cerca de 129 centros Novas Oportunidades (de 430 para 301 a nível nacional).
O Executivo já disse que vai redimensionar a rede Novas Oportunidades e canalizar parte do seu financiamento para o ensino profissional, mantendo apenas alguns centros com as atuais funções e com financiamento limitado à sua avaliação.
in: Dinheiro Vivo