Indústria Têxtil e do Vestuário + Indústrias Criativas


"A indústria Têxtil e do Vestuário Português, com a abertura dos mercados, encontra-se a concorrer a nível mundial, com preços baixos, e mesmo o elevado nível de qualidade do produto português, não foi suficiente para competir a tamanha escala. Os valores de exportação sofreram quedas gigantes que em muito afetaram a estrutura industrial que possuíamos.

As marcas de renome, com elevadas quantidades de compra de produto, deslocalizaram a sua produção para oriente, China, Bangladesh, e para o Norte de África, Tunísia, bem como Turquia entre outros, o que afetou e ainda hoje afeta, os valores de Exportação.

É necessário correr risco e investir em novos projetos, como motor de regeneração económica e de desenvolvimento do sector Têxtil e do Vestuário Português, através da inovação, modernização e qualificação em busca de competitividade à escala global.

A qualidade da ITV portuguesa é reconhecida a nível mundial e aproveitando esse ponto, ainda a nosso favor, deve investir-se em Design que acrescentará um valor notável ao produto, capaz de criar diferenciação e maior satisfação do consumidor final.

Oferecer produto capaz de surpreender os clientes e atrair novos mercados, com base numa criação diferenciada, é um fator decisivo para superar o baixo nível de produtividade e igualar a concorrência internacional.

“A Criatividade é um driver económico e social fundamental para a geração de riqueza e empregos” - Creative Economy Report, United Nation, 2008. Esta definição do Relatório Economico das Nações Unidas de 2008, define a criatividade, não apenas motor de regeneração económico, mas também social capaz, de criar empregos e gerar riqueza.

Estamos perante um desafio de reconhecida importância e está nas nossas mãos fazer esse caminho. Um caminho contra a “subsidio-iniciativa-governamental”, mas não descurando o papel também importante das politicas económicas do Estado.

Não podemos continuar a pensar nos cortes orçamentais, sem por outro lado aplicar medidas sérias que visem o crescimento económico."

Inês Fernandes de Sousa
in: TVS