Pedro Machado - Vereador na Câmara de Lousada

A liderar pelouros-chave para o desenvolvimento do concelho – como o Urbanismo, Obras Municipais e Ambiente – Pedro Machado tem continuado este mandato as políticas já delineadas pelos socialistas. Segundo o vice-presidente da Câmara de Lousada, as acções têm-se pautado por um denominador comum: aproveitar os fundos comunitários. “Temos feito um esforço tremendo para aproveitar ao máximo as verbas do QREN já que, ao contrário de outras Câmaras que não conseguem assegurar a comparticipação nacional, nós temos ainda uma situação financeira que permite assumir esses compromissos e seria irresponsável não aproveitar a oportunidade”, explica. 
 
São muitos os projectos a decorrer sob a alçada de Pedro Machado. A maioria nas vertentes do Urbanismo e das Obras Públicas. Como mais importantes, o vereador destaca a entrada em vigor da revisão do Plano Director Municipal, "um processo difícil e moroso que finalmente ficou concluído". O autarca lembra os muitos obstáculos criados por alterações legislativas que quase obrigavam a reiniciar o processo. 

No balanço do trabalho feito nestes primeiros dois anos de mandato, Pedro Machado realça também os benefícios da adesão ao Simplex Autárquico, com a adopção de uma série de medidas que facilitam a vida aos munícipes, dispensando-os de entregar certidões, permitindo-lhes assinar digitalmente documentos e ter acesso online a serviços. O concelho, revelou, está agora a preparar-se para implementar o Licenciamento Zero, um processo que deve estar concluído até ao final do ano, que visa eliminar burocracias e desmaterializar processos. 

Em curso está também a adesão à nova plataforma electrónica da Valsousa, que já poderá ser usada para questões do Urbanismo em meados de 2012, adiantou Pedro Machado. Mas esse trabalho de informatizar processos, realçou, já tem vindo a ser feito pela Câmara de Lousada, sendo que há mais de um ano que todos os processos de Urbanismo têm suporte papel e digital. 


Nas Obras Municipais, a "marca do município" é fazer tudo o que é possível por administração directa. "Isso tem duas vantagens: a de criar e manter emprego e a de fazer muito com pouco", explica Pedro Machado. No futuro, e tendo em conta que este deverá ser o último quadro comunitário de apoio, ter a máquina montada permitirá à autarquia continuar a fazer obra, acredita. "Há anos em que um terço das obras é feito por administração directa", sustenta o vice-presidente. Neste âmbito, os objectivos passam por prosseguir a construção da Variante Urbana à vila (estando os terrenos para o último troço em negociação); iniciar a variante para a Aparecida; e continuar o forte investimento na rede viária, que já permitiu intervir em cerca de metade das freguesias. 

Nos grandes projectos em curso, destaca-se a Requalificação do Centro Urbano, cuja segunda fase está prestes a avançar, num investimento total de cerca de 2,6 milhões de euros; e a construção do Parque Urbano, que envolveu a deslocalização do Estádio Municipal para o Complexo Desportivo, um projecto de mais 2,3 milhões de euros. As obras, refere Pedro Machado, devem ficar concluídas este ano. 


Rede de água e saneamento pronta no final do mandato

No pelouro do Ambiente, as grandes apostas vêm dos mandatos anteriores: concluir a rede de água e saneamento do concelho. Olhando para trás, o autarca realça a escolha, "em boa hora", de o município aderir à Águas do Ave (hoje Águas do Noroeste), que permitiu encetar um programa de investimentos de cerca de 11 milhões de euros. A título de exemplo, o vereador contou que a ETAR de Lodares está em fase final de conclusão e que estão em construção vários interceptores que permitirão colocar parte da rede pronta, em definitivo, em meados deste ano. O objectivo é ter a rede em baixa concluída até ao final do ano. 

A maioria das obras, tem sido feita por administração directa, sendo as maiores candidatadas a fundos comunitários. "Já temos uma taxa de cobertura de 80 por cento, algo sem paralelo no Vale do Sousa", realça Pedro Machado. A Câmara, lembra o vereador, decidiu manter estes serviços a seu cargo, uma forma de controlar os tarifários, algo impossível se concessionassem a privados. 

Ainda no Ambiente, o autarca lembra a obra de recuperação do Parque Rural de Vilar, a construção da Ecopista e o trabalho que está a ser desenvolvido no Parque Biológico de Vilar, que já foi alvo de limpeza e reflorestação. 

Por fim, nos Transportes, a Câmara adquiriu, este mandato, seis autocarros escolares, um investimento de 1,18 milhões de euros para dar mais qualidade às deslocações dos alunos, salienta Pedro Machado.