A cartola (des) feita em cartão


Muito se tem dito e escrito sobre a formação dos jovens e sobre o real valor desta via de construção do futuro pátrio. A educação dos jovens de hoje constitui, desta forma, o investimento do Estado no hoje, como alicerce do futuro. Assim, todos sabemos que a educação, mais do que uma questão de natureza política e económica, constitui o mais importante legado social e cultural do amanhã.

Contudo, não podemos ficar apáticos à indiferença com que os nossos políticos e governantes demonstram, perante a ausência de perspectivas de emprego daqueles que alimentam a esperança de ajudar Portugal a crescer. Perante uma empregabilidade reduzida e um desenvolvimento tecnológico e cultural decrescente, devido, sobretudo, a um apoio lacunoso, resta, pois, aos jovens portugueses a lamentável opção de partir em busca de um futuro promissor – falo-vos, pois, da emigração.

Na minha consulta diária ao e-mail institucional da universidade que frequento, encontro, facilmente, oportunidades de emprego para qualquer área de formação. Todas elas, ou na sua maioria, têm algo em comum: o facto de convidarem a nova geração a partir para outros países. Para além disto, temos ainda o triste modo como o governo actual encara esta situação: reiteram a opinião de que os jovens devem emigrar, devem abandonar um país que os viu nascer, denotando-se, desde já, um pessimismo relativo ao destino de Portugal.

A felicidade de vermos terminado mais do que uma formação superior, um ciclo de vida e um crescimento pessoal, transforma-se em indeterminação: as cartolas de finalistas, símbolo de conhecimento adquirido, tornar-se-ão malas de cartão, prontas a acompanharem-nos numa viagem já de si incerta, repleta de obstáculos e com um fim desconhecido. Tal como outrora, utilizá-las-emos para fugir à nossa pátria. É este o incentivo que recebemos dos nossos dirigentes. Cabe à nova geração contrariar esta tendência para que o nosso Portugal não se torne ainda mais envelhecido e não caia num marasmo social, tecnológico e cultural.

Eduarda Ferreira

JS Lousada (in: TVS)