A Juventude Socialista de Lousada repudia de forma veemente os cortes que se estão a levar a cabo na Educação em Portugal.
Há dias atrás o Governo PSD/CDS anunciou cortes astronómicos no Ensino Superior - cerca de 44 milhões de euros. Algo completamente disparatado e revelador de uma completa ausência de sensibilidade para com o papel da Educação e Investigação na alavancagem de uma economia moderna.
Posto isto e mediante a reação esperada dos Reitores, o Governo decide fazer o que sabe melhor. Recuar no anunciado, provando mais uma vez que é constituído por um conjunto de pessoas experimentalistas e impreparadas para os desafios que o país atravessa.
Contudo, este recuo não significou voltar atrás com o corte na Educação. Este recuo ao contrário do que foi noticiado pela Comunicação Social, significará que o corte que não foi feito ao Ensino Superior, será aplicado ao Ensino Básico e Secundário, levando a que as escolas e os alunos passem ainda mais dificuldades para além das atuais e das anunciadas para o OE de 2013.
Uma atitude completamente irracional e que revela mais uma vez o Governo apesar de maioritário, estará certamente a prazo. A educação em Portugal merece mais e melhor.