PSD Meinedo/Lousada, de mentira em mentira…

Pedro Passos Coelho mostrou-se “chocado” com o PEC IV. Na sua opinião as medidas apresentadas eram excessivamente austeras e onerosas mas, na realidade, configuravam-se com conta, peso e medida, além de prever um programa de apoio ao crescimento da economia. Por essa altura, e ainda na oposição, o actual PM gritou bem alto: “nem mais um imposto”. Prometeu, caso fosse eleito, não efectuar subidas de impostos, não aumentar o IVA, não cortar o subsídio de Natal... Mas acabou por fazer exactamente o contrário, faltando à palavra dada aos portugueses. O PSD Meinedo/Lousada segue a mesma linha, de mentira em mentira…

Em 2009, depois de ganhar as eleições na Freguesia de Meinedo, o PSD afirmou que herdou uma dívida na ordem dos 500 mil euros.

Passados dois anos, eis que esse mesmo PSD, na pessoa do candidato à Câmara Municipal, numa “visita” a Meinedo, afirma que a dívida herdada anda na ordem dos 100 mil euros. Apesar da discrepância, nem uma, nem outra correspondem à realidade. Mas esta deturpação não é nenhuma novidade para os mais atentos. Aliás, parece ser apanágio do PSD e desta Junta de Freguesia faltar sistematicamente à verdade.

A dívida que transitou foi relacionada com o Pavilhão Gimnodesportivo, obra realizada pelo anterior executivo, orçamentada em cerca de 750 mil euros, encontrando-se à data por liquidar cerca de 54 mil euros. Não obstante, na última Assembleia de Freguesia, quando questionado acerca dos tão badalados problemas financeiros, o Sr. Presidente da Junta foi peremptório ao afirmar que o valor em dívida relativamente ao Pavilhão Gimnodesportivo só será pago em 2014.

Conclusão: este valor não tem impacto negativo rigorosamente nenhum nas contas do actual executivo, pelo contrário, as receitas revertem a seu favor. Como é possível afirmar-se que estão a sufocar o trabalho desta Junta? Será que a dois anos das Eleições Autárquicas o PSD já não se entende? Ou será grande o emaranhado de mentiras, nesta teia em que eles próprios foram apanhados?

De promessa em promessa, de mentira em mentira, até quando? Lamentavelmente, deparamo-nos com um rol de deturpações e promessas vãs do actual executivo que tão somente servem para ludibriar os mais desatentos, sendo frequentemente entoldados por estas lacunas e erros atrozes. Mas também somos nós que temos a obrigação de os rectificar e confrontar com a verdade para assim esclarecer os Meinedenses.

Se o actual executivo avançou de imediato com a construção de sepulturas foi porque o anterior lhe deixou condições para tal, nomeadamente o terreno para o alargamento do cemitério, devidamente murado e infra-estruturado, pronto a construir essas sepulturas. Mas o actual executivo avançou também de imediato com um aumento brutal das taxas a pagar pelas sepulturas! Aliás, foi tão apressado que até começou a cobrar as novas taxas antes de a Assembleia de Freguesia as aprovar, para depois passar pela vergonha de ter que devolver a diferença, indevidamente cobrada…

O Sr. Presidente da Junta lamentava-se, inclusive nas Assembleias de Freguesia, que a Câmara Municipal estava a demorar imenso tempo para efectuar a pavimentação de toda a Rua Nova, junto ao Centro de Saúde, num ímpeto de reclamação de total falta de colaboração e interesse.

Agora, após a conclusão da referida obra pela Câmara Municipal, vem a Junta de Freguesia reclamar para si os louros de tal execução! Mas o desplante e falta de seriedade não ficam por aí. Com efeito, no rol de obras apresentadas pelo PSD Meinedo/Lousada constam muitas outras obras que não são da autoria da Junta de Freguesia, mas sim da Câmara Municipal, como é o caso do abastecimento de água e saneamento. Se está a avançar a bom ritmo isso deve-se à nossa Câmara.

O mesmo acontece com a requalificação da Rua das Cales, desde a nova rotunda em construção até Vilela. É preciso muita desfaçatez para apresentar essa obra sem dizer quem é o seu dono. Ainda na última revista municipal era noticiado o forte investimento da Câmara Municipal na requalificação da rede viária no concelho de Lousada, no valor de cerca de 1,2 milhões de euros, onde se inclui a intervenção em Meinedo. Aliás, a obra está divulgada no próprio local, através de cartaz afixado!  

Se a Junta de Freguesia apoia as escolas, realizando diversos trabalhos, e se trata da limpeza das ruas da freguesia não faz mais do que as restantes, recebendo para esse efeito uma verba em dinheiro da Câmara Municipal.

E se tem feito alargamentos de vias e pavimentações também isso se deve à disponibilidade da Câmara Municipal que cede os materiais, máquinas e equipamentos necessários. Esta é uma prática antiga desta Câmara Municipal em todas as freguesias.

O Presidente da Concelhia do PSD Lousada congratulou-se com a obra feita em Meinedo. E de facto é de nos congratulamos todos pela obra que a Câmara Municipal tem feito em Meinedo, provando que não discrimina qualquer freguesia e que o mais importante no dia-a-dia é servir as populações e não as quezílias partidárias.

E para quando a concretização da promessa eleitoral do PSD/Meinedo quanto à reinstalação de uma farmácia na Freguesia? O prazo avançado de 10 meses, já foi amplamente ultrapassado.


Uma coisa é certa, não há memória de uma Junta de Freguesia que fizesse tantas festas e festejos, passeios e show-off…  

Chega de desculpas e mais desculpas.

Deixem-se de mentiras, deixem de enganar os que vos elegeram. É notória a incapacidade, a falta de disponibilidade e a falta de tempo do Sr. Presidente da Junta, para gerir os destinos da nossa Freguesia.

O Partido Socialista de Meinedo, nestes dois anos, empenhou-se na Assembleia de Freguesia, através da apresentação de ideias e projectos, que foram sempre rejeitados, demonstrando assim que o PSD não se encontra disponível para o diálogo e para o debate.

O Partido Socialista de Meinedo tudo fará para defender intransigentemente os interesses de Meinedo e dos Meinedenses, repondo a verdade dos factos como lhe compete e endurecendo a luta contra aqueles que pretendem denegrir o que foi feito e deturpando a realidade.

PS MEINEDO