Abastecimento de água e de saneamento nas freguesias de Lousada

"Decorre uma empreitada de construção de redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais em várias freguesias do concelho. A obra iniciou-se em Setembro e tem como prazo de execução dez meses, representando um investimento superior a 945 mil euros, financiado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – ON.2 em 640 mil euros.


 Na freguesia de Sousela decorrem obras para a instalação de rede de abastecimento de água e drenagem de águas residuais nos lugares de Bouça, Lama Grande e Fontainhas.
Em Caíde de Rei, a intervenção para a rede de saneamento decorre no lugar de Sobreira, sendo já possível, na rua Adão António Soares,  solicitar a ligação à rede.
Esta empreitada inclui ainda a construção de rede de drenagem de águas residuais nas freguesias da Ordem, nos lugares de Bouça de Cima, Outeiro, Real, Venda e Fundão e em Meinedo nos lugares de Bairro Alto e Sanguinha.
Em Santo Estevão de Barrosas as obras são relativas à rede de abastecimento de água e saneamento nos lugares de Fontainhas, Cruz e Bufareira.

Análises comprovam qualidade da água da rede pública

A rede pública de abastecimento de água ao concelho obedece a um Plano de Controlo de Qualidade da Água, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Para o próximo ano está prevista a realização de 140 análises, sendo 115 controlos de rotina, onde são analisadas as bactérias coliformes, o cloro e a E.Coli e outros 20 controlos para quantificar os parâmetros físico-químicos, como o ph e o ferro, entre outros. Os controlos de inspecção a realizar totalizam cinco e servem para analisar os parâmetros microbiológicos e quantificar os microrganismos a 22.ºc e a 27.ºc.
A autarquia possui ainda um plano complementar de análises, designado como Plano de Controlo Operacional, onde se efectua, mensalmente, o controlo do parâmetro cloro e pH, em vários pontos aleatórios da rede.
Nos meses de Setembro e Outubro realiza-se a lavagem dos dez reservatórios e das três estações elevatórias que fazem parte do município.
Anualmente, realizam-se análises à qualidade da água das escolas abastecidas pela rede pública.

Características ideais da água a consumir

Das características físicas que a água deve apresentar destaca-se a sua cor. Uma água de boa qualidade deve se apresentar incolor podendo, eventualmente, apresentar um aspecto leitoso, opaco que se deve à dissolução, sob forte pressão, de ar na água, não representando nenhum risco para a saúde.
Por outro lado, a água tem um sabor característico, que se deve à presença de sais e gases nela dissolvidos.
O cloro é adicionado à água durante o tratamento, pois a sua presença, em quantidade adequada, é fundamental como agente bactericida. Outro elemento químico adicionado à água é o alumínio que vai permitir remover a sujeira da água podendo alterar o aspecto, aumentando a turbidez sem qualquer risco para a saúde. A presença de ferro na água distribuída é devida, normalmente, à dissolução do ferro nas tubagens. Não representando riscos para a saúde pode somente conduzir ao aparecimento de cor na água."

in: Jornal de Lousada