O País das Tangas

É difícil, para qualquer cidadão português, admitir que vivemos num país de tanga e de tangas. Um país de tanga que não tem dinheiro para pagar salários sem recorrer a ajuda externa com juros agiotas, sem capacidade para pedir dinheiro, com impostos completamente confiscatórios, um sistema social incapaz de vigorar para as gerações futuras e um tecido empresarial e uma economia alicerçado em sectores não-produtivos.

Ao mesmo tempo vemos ex-políticos (e a lista não vai ficar por aqui, certamente) de quem se descobre agora os milhares de milhões que surripiaram em negócios que defraudaram o erário público. Negociatas entre amigos que foram protegidas durante anos e que, mesmo agora, pela certa, arranjarão um qualquer mecanismo para se poderem evadir dos alegados crimes que praticaram. 

Foi por causa das tangas que nos deram ao longo destes anos que o país está de tanga e ponto. Foi devido à actuação despesista, incorrecta e desorientada de muitas pessoas que nós, cidadãos, elegemos, que o país está como está. E agora, ficam com os subsídios, reduzem e querem ainda reduzir os salários, dizem-nos que ganhamos em excesso e que vivemos acima das nossas possibilidades… Porcaria este tipo de argumentos que levarão a que todos tenhamos de sofrer sem necessidade e, nem eu nem nenhum de nós, venha a ter o Estado Social que todos queremos e pelo qual os nossos pais lutaram. 

Há bons políticos. Há maus políticos. A purga dos maus tem de suceder, para não termos de viver isto novamente. É preciso um novo sangue na política, apaixonado pela causa pública e capaz de elevar novamente este país. Essa tarefa pertence aos jovens e a estes lhes cabe melhorar o estado das coisas, pela luta, pelo estudo, pela perseverança, pelo empreendimento e por uma nova visão social, económica, cultural e política para este país. 

Deixemo-nos de tangas para deixar de vez a tanga que nos acompanha há tantos anos. A revolução que temos de fazer, é esta… E a revolução tem de ser feita agora, sem medos e com muita coragem, por todos nós!

João Correia
JS Lousada
in: TVS