Lições espanholas

Em Portugal ainda há uma ideia antiga que vê Espanha como um país igual, com um passado igualmente pobre. Pois, não é.  E estamos a ver isso hoje. Mariano Rajoy ganhou, é um político normal, sem grande carisma, dizem, que nunca faz mais nada na vida, e é líder da oposição há anos, tendo perdido eleições gerais em 2004 e 2008. Seguramente que não vai querer mudar o país de alto a baixo, muito provavelmente não escolherá um ministro das Finanças do BCE, e não terá desculpas para dizer que não conhece a situação do país e das contas públicas. Got the point? Estão noutra. 

Eu sei que é difícil fazer o mesmo com menos, isto é, ser mais moderno num país mais atrasado. Mas, se a política e as elites que nela estão ambicionam fazer a diferença, por que não abrem os olhos? Por que não seguem as "melhores práticas", que tanto apregoam aos outros? 

Já que por cá se insiste nos disparates, podíamos aproveitar, nós, povo, para, pelo menos mentalmente, mudar o feriado do 1º de Dezembro de 1640 para uma data a escolher de 1580.

por: Pedro Lains