Portugal e Europa: Um inferno de incompetência


1 - Vítor Gaspar, foi apresentado aos Portugueses como o suprassumo das Finanças. Um Ser acima de qualquer outro que iria dar o rigor que Portugal necessitava. Passos Coelho, quando tomou posse referiu que mesmo que não tivesse de aplicar o programa da Troika, queria colocar em execução o mesmo conjunto de medidas, porque essas eram as suas ideias para o país e que por isso, iria além da Troika. Dois pontos assentes e verdadeiros!

Resultado: Portugal, por incrível que pareça, está muito pior do que estava quando pediu o resgate financeiro, sendo que os números da dívida pública, défice e desemprego comprovam isso mesmo. Pioramos em toda a linha… O memorando original para 2013 previa crescimento económico de 1.2%. E o que se verifica? Défice incalculável, três estimativas, nenhuma delas certa. Claro como água!
E não, não é como Passos Coelho diz quando afirma que “previsões são apenas previsões”, porque como “economista que é”, saberia que as previsões contam muito e influenciam em larga escala a evolução económica.
Tal como Pedro Maques Lopes afirma, de 2011 para cá, “Vítor Gaspar não acertou uma previsão! Uma única! Um número que seja bateu certo! Só no ano passado foram três Orçamentos Retificativos! Este ano já reviu as contas duas vezes”
Mesmo para os defensores da austeridade, isto é empobrecer dramaticamente e não, corrigir as contas públicas. É levar o país para o abismo racionalmente.
Por principio, sou contra demissões/eleições antecipadas porque as mesmas banalizaram-se ao longo do tempo, mas houve Governos que caíram por muito menos. Este tem que ser o fim de linha do Governo PSD/CDS. De Social-democracia, esta política tem Zero! De Liberalismo, idem, dado o nível astronómico de impostos e influência Estatal. Nada foi cumprido, todas as exigências foram feitas e resultados – Zero!
Não há esperança, não há luz ao fundo do túnel com Passos Coelho.
Passos Coelho disse a 6 de Novembro de 2010, enquanto líder da oposição: "Se nós temos um Orçamento e não o cumprimos, se dissemos que a despesa devia ser de 100 e ela foi de 300, aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa também têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus atos e pelas suas ações".

E agora, Pedro?


2 - Loucos, Lunáticos, Irresponsáveis, Criminosos, Ladrões. Poucos são os adjetivos para descrever a atitude das instâncias internacionais (BCE, EU e FMI) que fazem um autêntico saque aos depósitos dos Cipriotas - um roubo pseudolegal travestido de auxílio.
Pior de tudo, é abrirem um precedente gravíssimo perante a realidade financeira em toda a Europa do Euro, que tanto queriam proteger. Lembram-se de nos dizerem que os mercados não podem ser afrontados? E o que fazem as entidades internacionais? Criam medidas que irão colocar os mercados em reboliço!
Quem é que se acredita que a mesma medida não poderá ser aplicada em Portugal, Espanha, Grécia, Irlanda, Itália, etc?! Mesmo que nos digam que não?
Quem é que se acredita que o nosso dinheiro está seguro nos bancos?
Estes especialistas da alta finança conseguiram criar um sentimento de insegurança generalizado em todos os cidadãos europeus, nomeadamente dos países em dificuldades e/ou intervencionados, completamente adverso à recuperação económica.

Cada vez tenho mais certezas que, pior que os políticos europeus, só os tecnocratas!
Adeus Euro, Adeus União Europeia.



Nelson Oliveira


in: TVS