Afinal, Nogueira Leite não se pirou...

 
O ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos António Nogueira Leite foi nomeado administrador e membro da comissão de retribuições da EDP Renováveis, segundo um comunicado enviado pela empresa à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


O economista foi nomeado por cooptação, para preencher um dos lugares que se encontravam vagos na sequência das renúncias apresentadas durante o ano 2012 por membros do Conselho de Administração da EDP Renováveis (EDPR).

Além de Nogueira Leite, foram nomeados para o Conselho de Administração da EDPR Acácio Jaime Liberado Mota Piloto e José A. Ferreira Machado, "no seguimento da proposta da comissão de nomeações e retribuições" e "até à próxima assembleia-geral de acionistas", lê-se no comunicado.

António Nogueira Leite foi também nomeado para preencher o lugar vago na comissão de nomeações e retribuições, enquanto José A. Ferreira Machado foi escolhido para preencher o lugar disponível de membro e presidente da comissão de operações entre partes relacionadas.

As alterações nos órgãos sociais da EDP Renováveis foram comunicadas à CMVM na terça-feira à noite, no mesmo dia em que foram divulgados os resultados anuais da empresa, que apresentou um lucro de 134,2 milhões de euros, mais 32% do que em 2011.

Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Nogueira Leite foi, entre julho de 2011 e janeiro de 2013, vice-presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos e presidente do conselho de administração da Caixa Banco de Investimento.

O economista foi também já administrador na Bolsa de Valores de Lisboa, secretário de Estado do Tesouro e das Finanças do XIV Governo Constitucional e, por inerência de funções, governador (suplente) do Banco Europeu de Investimentos.

Desempenhou ainda funções de administrador executivo da CUF, da José de Mello Saúde, da EFACEC, da Brisa e da Quimigal, para além de ter sido vice-presidente do Conselho Consultivo do Banif Investment Bank.