Plano Municipal da Juventude em construção

A Câmara Municipal e os diversos parceiros na área da juventude e das associações estão a trabalhar na elaboração do Plano Municipal da Juventude (PMJ), anunciado no 8.º aniversário do Espaço AJE, em janeiro deste ano.
A primeira reunião de trabalho do PMJ realizou-se no passado dia 8 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
De acordo com a Vereadora do pelouro da Juventude, Dra. Cristina Moreira, pretende-se que “seja um documento aberto, com contributos e sugestões das associações juvenis do concelho para ser desenvolvido nos próximos anos, entre 2014-2020”.

Assim, nesta primeira reunião foram apresentadas aos grupos informais de jovens e associações juvenis as fases de trabalho tendo em vista a elaboração do Plano Municipal da Juventude.
Na ordem de trabalhos constou ainda a entrega, por parte das associações e grupos informais, do plano de atividades para 2013, bem como dos contributos de cada grupo ou associação para o Plano Municipal da Juventude 2014/2020.
Participaram nesta primeira reunião associações juvenis e grupos informais, como clube Lousada BTT, Grupo Danças Caídenses, Club Juvenil de Lustosa, Escola de Danças de Salão e Desportiva de Lousada, Academia de Daitoshin, Projeto AgitARTE, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Agrupamentos de Escuteiros de Meinedo, Silvares e Lustosa, Busquipropõe, Conservatório do Vale do Sousa, Ao Encontro das Raízes, Bombos Sta. Maria de Sousela, um membro do Conselho Jovem Estudante e LAC Patinagem.
Na opinião da Vereadora da Juventude, este é um Plano aberto que se encontra numa fase de discussão inicial onde o contributo válido dos vários quadrantes da sociedade lousadense, com ligação à juventude é vital.
“A ideia passa, como é óbvio pelo envolvimento da população jovem neste processo para que depois possamos integrar num plano mais alargado à região e trabalhar em articulação com os municípios que compõem o Tâmega e Sousa” – destaca a vereadora Dra. Cristina Moreira.

As várias fases do PMJ 2014/2020
 
A elaboração deste Plano tem quatro fases, desde o diagnóstico, e levantamento da situação atual que representam a primeira fase.
A definição das áreas estratégicas de intervenção são também importantes para que se elabore o documento e sua monotorização com a introdução de atualização sempre que necessário.
O principal desafio da implementação deste plano passa por envolver o maior número de parceiros onde as associações juvenis do concelho legalmente constituídas assumem papel de destaque para que o documento a construir possa ir ao encontro das necessidades e das aspirações dos jovens lousadenses.
As áreas estratégicas de intervenção definidas têm diversos eixos prioritários como a educação, formação, emprego e empreendedorismo, habitação, cultura, lazer e desporto, promoção social, associativismo e cidadania, criatividade, ciência e conhecimento, de forma a contemplar ações e intervenções nas principais áreas que envolvem os mais novos. Da mesma forma, os vetores de atuação a determinar terão em conta pressupostos como o empreendedorismo, mérito escolar, desenvolvimento vocacional e pessoa, mobilidade e intercâmbios, intergeracionalidade, tecnologias, entre outros.
 
in: Jornal de Lousada