PS-PORTO CONCORDA COM AS CRÍTICAS DE VIRGÍLIO MACEDO AO GOVERNO

 
A propósito do comunicado emitido ontem, 21 de Agosto, pelo Presidente da CPDistrital do PSD-Porto, Dr. Virgílio Macedo, em que se afirma que “Hoje impera o rigor, a prudência e a responsabilidade governativa, e sobretudo a verdade, valor normalmente de pouco valor para o partido socialista, como o comunicado do PS do distrito do Porto demonstra”, o PS-Porto vem lembrar algumas declarações, proferidas ainda este ano, por este mesmo dirigente do PSD-Porto.
 
A 16 de Janeiro, Virgílio Macedo classificava desta forma a intenção do Governo de centralizar a gestão das Estruturas Portuárias e do Aeroporto do Porto:
"Esta política está a ir longe demais. Nem o Salazar, em regime de ditadura, teve a coragem de efectuar tamanha centralização de competências e de centros de decisão em Lisboa".
 
Ainda em Janeiro, no dia 31, o Dr. Virgílio Macedo referia-se à ação do Ministro da Economia no âmbito dos mesmos “dossiês”, nestes termos:
"Esta é mais uma tentativa de subjugar os interesses de toda uma região aos interesses da capital. É mais uma atitude centralista inaceitável e espero ter o apoio de todos os militantes para evitar a concretização dessa situação nos moldes em que foi pré-apresentada (…) é "importante para toda a região Norte que nessa privatização da ANA sejam devidamente salvaguardados os interesses da região, inerentes à utilização de uma estrutura fundamental para esta, como o aeroporto do Porto".
No dia 15 de Maio, o Dr. Virgílio Macedo classificava desta forma a governação do Governo de Passos Coelho:
"O Norte está a ser esquecido naquilo que é importante para a região e para o país (…) existe uma incompatibilidade entre a mensagem correta do primeiro-ministro, quanto à necessidade de os portugueses serem empreendedores e não se acomodarem à situação e os sinais contrários do Governo, como a inércia, o adiamento de assembleias e tomadas de decisão".
Felicitamos o Dr. Virgílio Macedo pela coragem que tem assumido na defesa pública do distrito e da região.
                        Consideramos, contudo, incompreensível, que o Dr. Virgílio Macedo critique o Partido Socialista-Porto, quando os comentários que formulamos à atuação do Governo PSD-CDS/PP, são coincidentes com as opiniões que tem emitido. Nomeadamente quando viemos exigir, no início desta semana, um amplo debate sobre os termos em que o Estado deverá operar a privatização da TAP, da ANA e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, para que seja salvaguardado o interesse nacional estratégico, em particular no âmbito da afirmação da identidade euro-atlântica de Portugal.
 
Federação Distrital do Porto, em 22 Agosto 2012