Direito de Resposta - Pintura da Escola da Boavista (Silvares)

Direito de Resposta do Vereador - Prof. Eduardo Vilar ao artigo da semana passada sobre a pintura da Escola da Boavista (Silvares).

A CM Lousada, ao contrário do que foi noticiado, atribuiu dinheiro para a obra, materiais e funcionários (como se pode comprovar facilmente).

 
"No seguimento do que foi escrito acerca da pintura da Escola da Boavista – Silvares cumpre-nos explicitar o seguinte:
Aos pais que se empenharam nesta tarefa só temos de render o nosso reconhecimento e apreço! Não sendo caso único não deixa de ser meritório e justo tributar-lhes o merecido reconhecimento.

Como se sabe a famigerada "Lei dos Compromissos" publicada por este Governo da Nação impede as Autarquias de assumirem novos compromissos, contratos, empreitadas a partir da data da sua publicação, desde fevereiro de 2012.

Ora é aqui que reside a primeira dificuldade desta e de todas as autarquias, para poderem resolver situações, que em condições normais seriam ultrapassadas sem sobressaltos. No caso em apreço, a Autarquia disponibilizou os seus técnicos para apoiar e programar a intervenção da pintura, ficando acordado com o Sr. Presidente da Junta que este utilizaria o dinheiro, ou parte do que recebe da Câmara para as obras das escolas da sua freguesia na mão-de-obra da pintura e que a Câmara forneceria todas as tintas para a pintura dos dois edifícios: o do 1.º ciclo e o do pré-escolar.

Portanto, creio que os referidos dois mil euros aludidos na notícia de 17 de agosto fazem parte da transferência de competências que a Câmara transfere anualmente para as juntas de freguesia.

Quanto ao número de funcionários que "ninguém viu", poder-se-á constatar, pela foto anexa disponível, que anda uma equipa do Município o com cinco homens a pintar todos os tetos, casas de banho, pilares, hall de entrada e outras divisões que ficaram por executar.

Ora, em tempos de crise todos somos poucos, todos somos precisos, não para o "bota abaixo" a qualquer preço, mas, isso sim, para se fazer o que é preciso ser feito em benefício do bem comum e não de qualquer destaque, de protagonismo político, ou outro que em nada enobrece aquilo que de facto, na sua essência, pode configurar um exemplo nobre de colaboração entre instituições e população!

Bem-haja a todos os pais e presidentes de junta que compreenderam que estamos todos comprometidos a dar o melhor, sem termos de hastear bandeiras. "

Eduardo Vilar, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada
in: Verdadeiro Olhar