Cidadão agredido por segurança de Passos Coelho


 Deixaremos isto para posterior análise dos paladinos da verdade.

 

Hoje, 12 de Agosto de 2012 no Algarve e em PLENA DITADURA

Antes era Democracia, HOJE vivemos em PLENA DITADURA

Hoje dia 12 de Agosto ficará gravado para sempre na minha vida. Fui alvo de pura agressão e abuso de autoridade. Ontem, dia 11 de Agosto, participei com todo o orgulho numa vigília perto da residência de férias do actual Presidente da Republica e principal culpado por Portugal ter chegado ao ponto de hoje, acção promovida pela Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI). Como era esperado nem chegamos junto da residência nem nenhum elemento da CUVI foi recebido por alguém. Enquanto permanecemos no local fomos acompanhados por vários órgãos de comunicação social e sempre acompanhados pela GNR, força policial que foi sempre cordial e até estivemos em convívio por algumas horas. Tudo correu bem. Como estava anunciado hoje dia 12 de Agosto, iria a CUVI tentar entregar uma pasta com documentação, diversa, para que o actual 1º Ministro ficasse com conhecimento da pretensão da CUVI. Mais uma vez não nos deixaram aproximar e o mais grave, nem passar numa rua paralela á residência de férias do PM. Qualquer cidadão podia passar, tanto de carro como apeado, só uma dúzia de pessoas e os jornalistas é que não. Existiram alguns momentos de tensão entre nós e a autoridade no local (GNR), momentos absolutamente normais e sem agressões. Como no local encontrava-se um Energúmeno que nos foi apresentado como sendo o chefe de segurança do PM e como era a ele que seria entregue a pasta dos documentos, foi solicitado que a pasta fosse entregue a um agente fardado (GNR), acto que está filmado até ao momento que o Energúmeno apercebeu-se do ridículo que era o agente fardado quase esticar o braço para lhe entregar a documentação e afastou-se de imediato. Mais uma vez estivemos algumas horas em convívio com a autoridade fardada e com os jornalistas. Gritávamos algumas palavras de ordem para “animar” quem se ia juntando no local e entregávamos um flyer com a Marcha do Pontal no próximo dia 14 de Agosto. Cerca das 13h00 afastamo-nos do local e fomos descansar um pouco e comer algo. Não faço parte da CUVI mas sim sou, apoiante por considerar e subscrever as suas iniciativas importantes para o ALGARVE.

Agressão e Abuso de Poder

Depois do nosso almoço e como muitos cidadãos mostravam a sua solidariedade para com a CUVI e seu propósito: A injustiça e o crime que foi a introdução de portagens na Via do Infante, exigindo por isso que seja retirada de imediato as portagens. Luta essa que já dura á mais de 1 ano e meio. Entendemos passear até á praia para irmos distribuindo mais flyers. O calor era insuportável e paramos no largo onde tínhamos estado de manhã mas afastados da rua onde tínhamos sido bloqueados pela GNR. Reparamos então na movimentação da segurança á civil e ficamos na expectativa que iriamos ver o PM a deslocar-se para o areal. Existe uma rua em frente, separada por um largo onde estão varias barracas montadas e em linha recta, entre a rua da residência de férias do PM e o acesso á praia. Portanto existia uma forma do PM ir para a praia sem passar por nós, bem visíveis pelos cartazes e pelas camisolas pretas. Como reparei que a comitiva (Agentes da GNR fardados e vários indivíduos á civil, entre eles o tal Energúmeno) e o PM acompanhado por uma senhora e crianças, peguei no meu telemóvel e de braços no ar fui filmando a aproximação.

  1. Não me escondi e tornei-me bem visível para que vissem que estava no mínimo a fotografar ou a filmar com um telemóvel.
  2. A minha intenção era de registar um suposto encontro entre as partes.
  3. Até por não estar nenhum órgão de comunicação social no local.
  4. Estávamos em pleno espaço público.
  5. Começamos a gritar as mesmas palavras de ordem, como tinha acontecido de manhã.
  6. Passaram mesmo junto a nós, sem qualquer gesto ou palavra do PM.
  7. Estava a filmar, já as costas da comitiva quando senti uma mão a ROUBAR o meu telemóvel com uma violência tal que fiquei com um vergão no pescoço (fotos em anexo) e outras pessoas foram empurradas.
  8. Exigi que o Energúmeno mostrasse a sua identificação mas simplesmente virou-me as costas e desapareceu com o meu telemóvel.
  9. Como fui impedido de ir atrás do Energúmeno por outros indivíduos á civil, comecei a gritar “Gatunos e Ladrões”.
  10. Passados breves minutos o Energúmeno veio devolver-me o telemóvel e disse-me olhos nos olhos: “Se abres a boca dou-te ordem de prisão”.
  11. Ao ver que me tinham apagado a pasta completa onde tinha fotos minhas e não só o vídeo que tinha acabado de fazer, comecei aos gritos: FACISTAS.
  12. Todos estes factos foram presenciados por cidadãos que passavam no local e por quem me acompanhava.
  13. Nenhum agente da GNR fardado teve qualquer influência ou atitude perante estes factos, por tal louvo a postura.
  14. Tenho fé que alguém consiga recuperar o que foi apagado e publicamente mostrado, tudo, o que acabo de descrever.
  15. Aconteça o que acontecer não me calarei sobre este episódio em plena Democracia.

Quem assistiu sabe que não é a verdade do Paulo mas sim dos factos ocorridos.

E se eu me virasse ao Energúmeno pois estava á civil e nem se identificou?

Não é em nome da segurança nacional que se agride um cidadão e se rouba o seu telemóvel.

E se o tal Energúmeno tivesse chegado ao pé de mim, delicadamente, solicitando para ver o que eu estava fazendo e me tivesse exigido o “apagamento” do filme, seria a mesma coisa? Faria de boa vontade e sem qualquer revolta.

E se fosse um estrangeiro de férias a proceder como procedi, a actuação seria a mesma?

Logo eu que tenho louvado a forma como as autoridades teem agido para comigo. Logo eu que tenho tentado compreender algumas actuações das autoridades.

Hoje perdi todo o respeito por estas “figurinhas”:

  • Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva por sentir-me ofendido pela sua afirmação: “Os Portugueses viveram acima das suas possibilidades”. Todo e qualquer cidadão comum quando viveu acima das suas possibilidades, ficou sem a sua casa, o seu carro e com ordenado penhorado até 1/3. Quem viveu acima das suas possibilidades foram Todos os Políticos e Gestores Públicos que ROUBARAM, DELAPIDARAM o erário publico sem qualquer RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL OU CRIMINAL e até PREMIADOS.
  • 1º Ministro de Portugal, Passos Coelho por ter sido eleito debaixo de mentiras e INCOMPETENCIA PURA. Por ser CUMPLICE de ALGUNS MAFIOSOS que estão no GOVERNO. Por ter tido a COBARDIA de nem tentar apaziguar, os factos descritos acima, escondendo-se no interior de um quiosque para não ser testemunha dos factos ocorridos.



Não posso ter respeito por quem não me respeita e que penhorou o futuro da próxima geração e de Portugal.

Perdi hoje a minha postura pacífica. Não contem mais comigo para actos pacíficos.

ACORDEM, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

ONTEM FORAM OUTROS, HOJE FUI EU E ACREDITEM QUE AMANHÂ SERÃO VOCÊS!

FORA COM A DITADURA, LUTEMOS POR UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA.

Paulo A. G. Ribeiro

Faro, 12 de Agosto de 2012