JS Lousada

Caros jovens socialistas de Lousada, amigos e amigas.

Venho por este meio desejar-vos um excelente Natal na companhia dos que mais gostam, e que 2012 seja um ano positivo, dentro da realidade que estamos imbuídos.

Quero agradecer o empenho demonstrado por todos, principalmente no que se refere ao trabalho demonstrado por este novo secretariado eleito em Outubro último.

Para 2012, há vários aspectos a ter em conta dentro da nossa estrutura, várias actividades sérias e pertinentes para a sociedade, mas acima de tudo versarão a componente Lousadense.

No que se refere ao nosso país, o actual momento é deveras complicado, mas mais uma vez reafirmo que não é por sermos oposição que iremos mudar a nossa opinião sobre assuntos importantes. Esta crise (passado, presente e presumivelmente futuro) são da inteira responsabilidade de décadas de políticas erradas no mundo inteiro que privilegiou o consumismo no mundo inteiro, não só em Portugal nem por determinados governos. Agora, por muita vontade que todos tenhamos em resolver esta situação, não dependeremos só de nós.

Em Portugal, obviamente também temos responsabilidade face ao actual estado do país, mas estaremos aqui numa atitude consciente e coerente - responsável. Assinamos um acordo com o BCE, FMI e UE que nos responsabiliza em muitas opções políticas a tomar nos próximos tempos, mas também não seremos passivos, não podemos deixar de protestar o facto de irmos muito mais além das medidas exigíveis, quase que entregando o país a um autêntico estado de Liquidação Total, aproveitando-se o liberalismo para colocar o nosso país à venda, sem preocupações com os trabalhadores e com o tão aclamado Estado Social.
Este Estado Social não é um chavão que constantemente repetimos. É uma realidade que está a ser desmontada a cada dia que passa e isso não se inscreve nas medidas da Troika. Só não concorda com isto, quem não é sério nas suas análises.
Urge uma concertação na Europa e no Mundo, mas também nós teremos que ter força para delinear o nosso rumo e não estarmos na passividade total, fazendo as vontades a Merkel e Sarkozy.

Por outro lado, é um facto que temos o nosso ideal político-partidário, mas nos dias que correm, só exijo preocupação diária com Lousada e os Lousadenses - essa é a nossa missão.

Em Janeiro haverá eleições para a distrital da JS Porto e adianto desde já o meu apoio incondicional e pessoal ao camarada João Torres. Pela pessoa que é, pela disponibilidade que tem perante Lousada, pelo reconhecimento atribuído à nossa estrutura, pela humildade e capacidade política mais do que suficiente.

Foi com extrema satisfação que vimos a nossa luta referente à EN 106 ser atendida. Foi algo que muito lutamos e só quem está por dentro disso sabe o que custou, mas é isso que tem que continuar a ser feito, no terreno demonstrar resultados, sem apregoar aos sete-ventos o que fazemos, mas fazer.
Nesse sentido esperamos também uma resposta por parte do Sr. Ministro da Administração Interna acerca do nosso pedido de aumento do número de efectivos da GNR em Lousada. Pensamos que é uma iniciativa importantíssima a ser levada a cabo e concretizada.

Continuaremos também nos locais próprios a defender as nossas ideias e ideais, seja Assembleias de Freguesia, Assembleias Municipais e demais órgãos de particular interesse para nós. Estaremos nas 25 freguesias de Lousada, seremos uma voz intensa das preocupações e anseios dos jovens e é certo que nunca desistiremos, nem sugestionaremos a emigração ou outras situações que não merecem de todo o nosso apoio.
Agradecemos também ao PS Lousada por nos dar cada vez mais oportunidades, demonstrado que apesar do seu próprio sucesso ao longo dos últimos 22 anos em Lousada, dão oportunidades aos jovens e contam com eles para participar e interferir no rumo saudável e vitorioso do PS em Lousada.

Só com esta estreita ligação conseguiremos atingir os nossos objectivos. Acima de tudo somos uma estrutura una e não um conjunto de militantes, até porque o PS Lousada historicamente confunde-se com Lousada e seus habitantes e não apenas com militantes do partido Socialista.
Só assim temos conseguido reconhecimento.

Obrigado a todos pelo apoio e boas festas.

__ __
Nelson Oliveira
Presidente da JS Lousada