BALANÇO DE 2011

Eduardo Vilar
Com a aproximação do final do ano, é comum efectuar uma retrospectiva dos principais acontecimentos que mais nos marcaram. No que a Lousada diz respeito, será também interessante recapitular os principais eventos que assinalaram a vida do Município.

Um dos mais representativos foi a conclusão da 1ª fase das obras na Vila. Apesar de, inicialmente, ter suscitado alguma desconfiança por parte de alguns sectores, não há dúvida de que a intervenção veio proporcionar outro fascínio e atractividade. A ampliação das zonas de circulação pedonal, o estímulo ao comércio de proximidade, a melhoria da iluminação pública, a maior intimidade entre a população e a Avenida e Monte Senhor dos Aflitos permitiram uma modernização da Vila sem lhe retirar as características próprias, antes favorecendo o que tem de positivo e melhorando os aspectos até agora menos potenciados. O arranque das obras do Parque Urbano deu seguimento à revalorização de todo o centro urbano.

Na educação, a entrada em funcionamento da nova EBS 2,3 de Nogueira, equipamento pelo qual a Câmara tanto lutou, foi um marco significativo. O restante parque escolar também foi revalorizado com a inauguração dos novos centros escolares de Santo Estêvão, Lustosa, Macieira, Torno e Vilar do Torno. Outros edifícios entraram em fase de concurso: em Caíde de Rei, Casais, Cristelos, Lodares, Meinedo, Nespereira e Sousela.

Na rede viária, a requalificação de muitas estradas municipais, o avanço da Variante à Vila e o início da beneficiação da EN106 também merecem ser salientadas, assim como a progressiva expansão das redes de água e de saneamento.

A construção do novo estádio municipal prosseguiu em bom ritmo, aumentando a disponibilidade do Complexo Desportivo, que, por sua vez, já assegura prática regular a centenas de milhares de atletas, enquanto o circuito pedonal envolvente surgiu, igualmente, como importante realização.

A revisão do Plano Director Municipal foi aprovada pelos órgãos do Município, a boa eficácia financeira da autarquia foi destacada e as boas práticas administrativas elogiadas.

Recebemos os Campeonatos Europeus de Hóquei em Campo e de Hóquei de Sala, e promovemos o Festival das Camélias, enquanto o Carnaval, o Folia e o Verão Cultural atraíram novamente elevado número de espectadores. O turismo conheceu um novo impulso e fomos sede do 1º Congresso Internacional da Rota do Românico.


Mas, infelizmente, nem tudo foram boas notícias. O desemprego afectou muitas famílias, apesar das políticas sociais da autarquia e das constantes iniciativas dos gabinetes de apoio à empregabilidade.

E partiram muitos Lousadenses, que aprendemos a admirar: Dr. Arnaldo Mesquita (grande advogado e resistente antifascista), Coronel Soares de Moura (militar respeitadíssimo e investigador incansável), Faria Martins (notável actor e grande agente cultural) e o Dr. Archer Leite (eminente jurista e magistrado distinto) partiram a eternidade…

Mas também despontaram novos valores, com o talento musical de João Xavier a sobressair.

Assim, e de muitas outros acontecimentos, se fez a História de Lousada em 2011: com êxitos e angústias, receios e esperanças. A vida de uma comunidade é, afinal, a vida de cada um…

in: Verdadeiro Olhar