Quando é que Aguiar Branco contesta D. J. Policarpo?

"Quando D. Januário Torgal Ferreira foi mais assertivo sobre o que pensa deste governo o ministro Aguiar Branco deixou o aviso: "o senhor bispo deve obediência às regras da Igreja" e espera "que faça uma opção: ou ser comentador político ou ser bispo das Forças Armadas". 
 
Não caiu em saco roto. A semana passada o presidente da Conferência Episcopal, D. José Policarpo, dizia que "não se resolve nada contestando, indo para grandes manifestações" e avisava que o protesto na rua corresponde a "uma corrosão da harmonia democrática da nossa constituição e do nosso sistema constitucional". Não incomodando ninguém (e bem) por ser "comentador político", acrescentou: "este sacrifício levará a resultados positivos, não só para nós como para a Europa". 
 
Curiosamente, no mesmo momento, o padre Manuel Marujão, porta-voz da Conferência Episcopal, dizia que "a Igreja Católica não aceita que os templos e os edifícios destinados à formação e à pastoral paguem IMI. A Concordata é um tratado internacional que tem de ser cumprido". O sacrifício é excelente, já se vê, se for para os outros." - Daniel Oliveira
 
 
Tratamento Diferenciado... consoante as palavras.