Portugal Participa: Depende de Nós Braga, 19 – 21 de Outubro

O Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em coordenação com o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ) e contando com o apoio do Programa Juventude em Acção e da Capital Europeia da Juventude vai realizar o Seminário Nacional do projecto Portugal Participa – Depende de Nós, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, de 19 a 21 de Outubro. A iniciativa insere-se no conjunto de actividades que o CNJ tem estado a promover, no âmbito do Diálogo Estruturado do Quadro de Cooperação Europeia em matéria de juventude. Organizações de juventude, jovens, decisores políticos, trabalhadores na área da juventude e peritos vão estar reunidos para debater os temas da Democracia, Cidadania Activa e Inclusão Social.
 
O programa do seminário contempla sessões plenárias, mesas redondas e grupo de trabalho (bem como momentos culturais e de convívio), com o objectivo de serem trabalhadas recomendações sobre políticas de juventude, nas áreas da Participação e Inclusão Social. Será dada continuidade aos cinco seminários regionais já realizados (Açores, Coimbra, Évora, Madeira e Valongo) e serão partilhados os resultados dos eventos europeus de juventude dedicados à Participação (presidências da UE dinamarquesa e cipriota), no âmbito do processo do diálogo estruturado, promovendo a reflexão e a comparação entre a visão europeia e nacional. Os objectivos deste seminário passam também por promover a partilha de informação e troca de experiências sobre programas existentes para o fomento da participação, aprofundando-se o diálogo e parceria entre os vários actores envolvidos, cabendo aos jovens um papel principal. 
 
Para o CNJ, estes momentos assumem grande relevância, pois possibilitam a consulta/auscultação, partilha, criação de redes, integrando os resultados no seu trabalho de advocacy em prol de mais e melhores políticas dirigidas aos jovens. O recurso às metodologias da educação não formal serão recorrentes.
 
As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 14 de Outubro. O alojamento e alimentação estão a cargo da organização. Contamos com a tua participação! (mais informações em www.portugalparticipa.pt ou geral@cnj.pt)