O Gasparzinho devia ter vergonha


É vergonhoso. Mesmo!

Agostinho Gaspar, o fantasminha das conferências de imprensa, decidiu inundar o Vale do Sousa e em especial Lousada, com uma boa dose de "escárnio e maldizer", qual Trovador dos tempos modernos. Em recentes declarações ao Verdadeiro Olhar, sobre o trabalho de Cristina Moreira, a trova é grande e prolixa. 
As afirmações de Agostinho Gaspar são politicamente ignorantes e denotam todo o alheamento político e institucional a que o PSD/Lousada se votou desde há longos anos. 

O Presidente da Comissão Política do PSD/Lousada (que curiosamente também há quem diga que é Vereador de "nada"), não insulta apenas Cristina Moreira mas a todos os Lousadenses, sejam eles cidadãos individuais sejam pessoas colectivas que, no concelho, desenvolvem o seu trabalho.

Tudo serve ao senhor... Se se trabalha com as empresas, cai-se em cima porque se trabalha com as empresas. Se num projecto não se chamam empresas, cai-se em cima porque não há empresas... É este o trabalho da oposição e são estes os sumptuosos argumentos sapientes do seu fantasminha líder: um amontoado de desditos e negações de negações! 

Mas mais! O senhor Agostinho Gaspar devia ter tento na língua afiada e viperina. Reduzir a política de juventude de Lousada a "festas e mais festas" é esquecer (propositadamente?) todos os apoios que existem para jovens, toda a actividade associativa, desportiva e cultural juvenil que desponta no concelho e, ainda, denegrir os jovens Lousadenses que, também com o apoio da Câmara (até pode ser indirectamente), alcançam palcos e lugares que o senhor Agostinho Gaspar só à custa dessa linguagem poderá alcançar (e do quê mais?)

Enfim. Foi este o presente (envenenado) que o PSD/Lousada deu a todos os Lousadenses, de bom grado, infelizmente. Bastava ao Gasparzinho ter estado (ainda que como Fantasma) na VII Gala do Espaço AJE, para ver parte de um trabalho meritório que não é tido nem achado pelo PSD nem por si. Bastava ali ter estado para ver todas as gerações de Lousadenses ali representadas, demonstrando o seu talento, a sua energia, a sua criatividade e o esforço que é realizado por todas as pessoas da Câmara Municipal de Lousada, por pessoas voluntárias, pelos funcionários, pelos membros dos órgãos eleitos (tirando os vereadores fantasminhas) e pela Dra. Cristina Moreira. 

Afinal de contas, ser Gasparzinho é isso: um fantasma da vida concelhia, que deambula de quando em vez a reboque pelas freguesias, que ri e acena nas Assembleias Municipais e que atira postas de pescada sobre assuntos que não percebe, para parecerem lindos na Comunicação Social e aos olhos daqueles que se deixam ensombrar. 

E na toada, aqui fica para quem quiser, uma parte de verdadeira Cantiga

Vej' eu as gentes andar revolvendo
e mudando aginh' os corações
do que põe entre sy as nações;
e já m'eu aquesto vou aprendendo
e ora cedo mais aprenderei:
a quen poser preito, mentir-lho-ei,
e assi irei melhor guarecendo.

Cá vej' eu ir melhor ao mentireiro
qu'ao que diz verdade ao seu amigo;
e por aquesto o jur'e o digo,
que já mais nunca seja verdadeiro,
mais mentirei e firmarei log' al:
a quem quero (i) bene, querrei-lhe mal,
e assi guarrei como cavaleiro.

Pois que me prez nen mha onrra non crece,
porque me quígi teer à verdade
vede-lo que farei, par car(i)dade
pois que vej'o o que m'assi acaece
mentirei ao amigo e ao senhor,
e poiará meu prez e meu valor
con mentira, pois con verdade dece.