Incoerência

Em Lousada a oposição repudia o investimento na Reestruturação Urbanística.

Já em Penafiel, aplaudem e concordam com esta opinião:

DOIS EUROS QUE VALEM POR DEZ!

"Nos últimos tempos, alguma oposição tem procurado passar a mensagem de que nesta altura de crise a opção municipal de intervir no centro da cidade é irresponsável e até censurável. Que numa altura de tantos constrangimentos financeiros não faz sentido estar a levantar passeios ou a colocar novos lajeados. Que com tanta gente a passar dificuldades é até chocante a Câmara Municipal estar a gastar dinheiro a embelezar ruas e avenidas. Importa, pois, esclarecer e clarificar, para que não se façam aproveitamentos políticos com base no populismo e na demagogia, ultimamente tão presentes na vida política do nosso concelho. 

No âmbito do QREN foi criada uma linha de financiamento para acções de regeneração e desenvolvimento urbanos. Estas acções são implementadas através de uma parceria que envolva empresas e associações empresariais, municípios e outros agentes relevantes para o desenvolvimento urbano. Foi neste contexto que o município penafidelense apresentou uma candidatura para intervir no centro da cidade, cujo mérito veio a ser reconhecido pelas entidades gestoras do programa comunitário. O projecto penafidelense da regeneração urbana prevê uma profunda intervenção no centro da cidade com vista à sua reabilitação e revitalização.

O projecto da regeneração urbana permitiu à Câmara Municipal trazer para o concelho um investimento de 10 milhões de euros. Mas este dinheiro só veio para Penafiel para ser investido nas obras da regeneração urbana. Este financiamento comunitário não podia, nem pode, ser canalizado para outros fins. Não se pode pegar naqueles 10 milhões, ou em parte deles, para fazer acção social ou investir nas freguesias fora da cidade. Ora, o objectivo do executivo municipal foi trazer esse dinheiro para o concelho para dinamizar a economia penafidelense, apoiar as empresas locais e, dessa forma, a manutenção dos empregos que nesta altura são tão importantes. As empresas de obras públicas e as industrias extractivas e de transformação de granito têm uma importância imensa na nossa economia local e empregam milhares de penafidelenses. Por isso são tão importantes estas obras da regeneração urbana, que se traduziram numa verdadeira lufada de ar para algumas dessas empresas em risco de asfixia. 

O plano de actividade da Câmara Municipal para o próximo ano procura reflectir esta preocupação com a dinamização da economia local, apesar das dificuldades financeiras que estamos a atravessar. Por isso, a percentagem mais significativa do investimento é constituída por obras financiadas pelos fundos comunitários, como a regeneração urbana e os centros escolares. É que por cada 2 euros investidos pelo Município são investidos mais 8 euros pela União Europeia. Criamos melhores condições de vida para os nossos munícipes e apoiamos as empresas do concelho e da região."

in:Verdadeiro Olhar