É preciso reagir


Num artigo publicado hoje no DN, o histórico socialista escreve que "as chamadas classes médias estão a perder as perspectivas e a ficar desesperadas".
O ex Presidente da República considera que "é preciso reagir e com urgência. Enquanto é tempo!", porque "o capitalismo desregulado está a promover, seguramente sem o querer, a criminalidade, o mal-estar social e os conflitos entre pessoas e Estados. Um caminho perigoso que nos pode conduzir a uma nova guerra", defende.
"E não basta indignarmo-nos. É verdade. É preciso ir mais além", continua, acrescentando que "é urgente agir para evitar o pior, ou seja: A catástrofe europeia e o fim do euro, com as suas deploráveis consequências. Agir concertadamente, organizando-nos para podermos intervir colectivamente de modo a mudar o caminho da União Europeia".
Soares afirma ainda que é preciso coragem e determinação para salvar a Europa e cita Hessel para dizer que "é preciso saber dizer não ao que está mal. Denunciar, Protestar, Resistir. Mas também dizer sim. Agir, combater, participar na insurreição pacífica que nos permita dar resposta a um mundo que não nos agrada".
Para tal, conclui, "é preciso defender a democracia que, em termos europeus, está a ser destruída. Mas para isso é preciso perder o medo"."
Sublinhado nosso