Lousada – Terra de Boas Contas


Um pouco por todo o país, os municípios sucedem-se nas medidas de apoio aos cidadãos para fazer face à atual situação vivida no país. Lousada não é excepção e no final do ano passado apresentou cerca de 50 medidas inscritas sob diversos pontos de ação para ajudar as famílias e empresas Lousadenses. Um esforço justo e meritório numa altura em que o Governo continua a esmagar as autarquias com reduções nas transferências de verbas importantes para o concelho e freguesias, na mesma medida que exige mais e mais esforços aos cidadãos, numa espiral imparável de desemprego, défice e recessão. 

A par disto, pelo menos em Lousada, há sempre a garantia da excelente gestão do dinheiro público como temos visto até hoje, conseguindo a CM Lousada terminar o ano de 2012 sem dívidas a fornecedores e empreiteiros, reduzindo em cerca de um milhão de euros a sua dívida e sem recorrer a qualquer programa de apoio financeiro do Governo. 

Numa altura em que as atenções estão centradas no cumprimento da dívida, na contabilidade e no estado financeiro do país, Lousada é sem dúvida um exemplo de autarquia, digam o que disserem. 

No entanto não se pode esquecer a responsabilidade dos seus agentes políticos para a situação controlada existente mas que requer todo o cuidado. Nunca se poderá dar um passo maior do que a própria conjuntura permite, havendo sempre a salvaguarda pela responsabilização de todos aqueles que exercem o poder político quer nas freguesias quer no municipio. É essencial, no momento que vivemos, sabermos até onde as nossas finanças podem ir, e não culpando os outros pelos erros próprios de quem não conseguiu gerir bem o que era de sua inteira e total responsabilidade ou atingir certos objetivos de dificil alcance. 

O tempo é de crise mas de união. A vertente social é o ponto mais importante da ação de uma autarquia neste momento e que continuará a exercer uma importância fulcral para os nossos cidadãos, para as 25 freguesias de Lousada (e não somente para 15 como indica o novo mapa votado favoravelmente pelo PSD/CDS) e para um concelho unido e justo para com os seus habitantes.

Nelson Oliveira
in: TVS