Manifesto - Candidatura de TB Ribeiro à Federação Distrital da JS Porto



Somos jovens. Estudantes e trabalhadores ou desempregados. Homens e mulheres. Na escola ou na faculdade. Na associação. Na empresa. No sindicato. Define-nos a vontade imensa de abraçar o futuro em torno de um nome: Juventude Socialista.

Somos socialistas. Por isso somos esquerda e somos história. Somos República, igualdade, economia regulada. Temos datas sem dogmas: da Revolução Francesa ao 25 de Abril, do Maio de 68 à despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. Somos isto e muito mais. Temos orgulho nos protagonistas da nossa história na ditadura e na democracia.

Somos Norte. Somos interior e litoral. Somos regionalistas. Sabemos que vivemos num distrito com extraordinárias capacidades, o que mais exporta, o que mais investiga. Temos um dos melhores portos e um dos melhores aeroportos da Europa. Temos o Douro, o Marão, o Tâmega e o Sousa, temos Serralves e a Orquestra do Norte, temos a Universidade e o seu dinamismo. Mas temos também o défice do centralismo: somos o distrito onde menos se ganha, onde há mais pobreza, onde o desemprego é mais elevado, onde os jovens menos podem. É tempo de dizer basta.

Somos poder local. Queremos agir e intervir em nome das populações. Qualificar a democracia com uma política de proximidade, capaz de envolver todos. Por isso queremos orçamentos participativos, queremos políticas de juventude e queremos ser rostos de uma nova geração de protagonistas nas Juntas de Freguesia, Câmaras e Assembleias Municipais. Somos uma geração de aprendizagem com os grandes autarcas do distrito e queremos estar à altura da sua herança.

Somos irreverência com responsabilidade. Queremos mudar a forma como a população vê a política mas também a forma como a política se vê si mesmo. Não ignoramos a situação do país nem o sistema que nos colocou no olho do furacão. Por isso o exercício da responsabilidade é para nós dar primazia aos interesses das populações que representamos.

Somos Europa. Fazemos parte de uma geração que beneficiou de uma mobilidade ímpar na Europa, do Erasmus, das companhias low-cost, dos hostels. Estamos em casa em Madrid, Paris, Londres, Berlim ou Praga, é só apontar no mapa. Aprendemos a diversidade vivendo em diversidade. Sabemos que a Europa que queremos se constrói com política local que pensa global. A nossa Europa é social, plural, cosmopolita.

Somos desenvolvimento. Queremos infra-estruturas e investimento público reprodutivo. Não aceitamos a suspensão do desenvolvimento das redes de transportes e mobilidade no distrito. Não aceitamos escolas que continuam por requalificar. Não aceitamos equipamentos de saúde terceiro-mundistas. O investimento do Estado é fundamental para a correcção de desigualdades no nosso distrito. Porque não teremos um país forte com um Norte fraco e não nos cansaremos de o dizer.

Somos direitos. Não aceitamos o discurso da direita que nos quer conduzir a uma guerra de gerações. O trabalho com direitos é uma luta de todos por todos. Não queremos que outros tenham menos direitos em nome de um mínimo social que todos os dias cai mais um pouco, até que nada reste. A nossa luta é pelo máximo: pelo justo. Pela remuneração. Pela inclusão. Porque ninguém fica para trás.

Somos a geração do passo atrás.
Décadas de progresso social e bem-estar económico foram interrompidas pelas políticas liberais. Sabemos que o processo já vem de trás e que todos têm as suas responsabilidades. Mas não deixaremos de mostrar a alternativa. Não ficaremos a assistir neste passo que nos dão.

Somos a geração do salto em frente.
Qualificados, empreendedores, solidários. A cada passo atrás, um salto em frente. A economia qualificada do Portugal futuro somos nós. A cada contrariedade, a cada arbitrariedade, cá estaremos para demonstrar que o país ou se faz connosco ou não se fará.

Somos digital. Somos Y. Somos gadgets e facebook. A nossa rede de vivências é global e vai continuar a crescer. Por isso pensamos entre todos. Organizámo-nos sem organização, vamos para a rua sem convocatória. Não esperamos para acontecer. Revolucionando a nossa forma de comunicar, vamos transformar a nossa acção política.

Por tudo isto e muito mais, agimos pelo Norte da Esquerda.

Afirmamos uma Juventude com Causas.

Somos a Federação Distrital do Porto da JS.