Comunicado: A Falta de Cultura Democrática do executivo eleito pela Coligação PSD/CDS em Nevogilde

O PS Nevogilde lamenta a forma como o executivo eleito pela coligação PSD/CDS em Nevogilde geriu a questão relativa à aprovação do Plano Plurianual de Investimento (PPI).

Perante a intransigência daquele executivo em alterar o PPI que levou a discussão na Assembleia de 19 de Dezembro, o PS Nevogilde encontrou, sob a forma de um comunicado, o último e único modo de chamar à razão os eleitos pela coligação PSD/CDS. E, o direito de resposta àquele comunicado é, citando, um “pobre e ridículo espetáculo” do executivo da Junta de Freguesia de Nevogilde.

A forma indecorosa como se referiram ao PS Nevogilde demonstra falta de cultura democrática e desrespeito pelos 493 eleitores que elegeram três dos nove deputados que compõe a Assembleia de Freguesia. E foram precisamente os deputados eleitos pelo PS que pugnaram pela revisão de um documento que colocaria a Junta de Freguesia de Nevogilde em incumprimento perante a Lei se aquele fosse aprovado tal como foi proposto.

1. A prova de que o PS Nevogilde tinha razão nas suas pretensões foi a realização de uma Assembleia Extraordinária na passada sexta-feira, onde reiteramos tudo o que havíamos afirmado no comunicado publicado neste jornal e ao qual se podem juntar mais algumas considerações.
  2. Não deixando de registar a demora com que o direito de resposta foi exercido, atribuir à “impressão dos documentos” a responsabilidade pelos erros, é brincar com a inteligência do povo de Nevogilde. Dizer que se escreve uma coisa no computador e a impressora imprime outra, nomeadamente números estrategicamente colocados, só poderá ser gozo!!!
  3. A Junta de Freguesia de Nevogilde não tinha qualquer necessidade de realizar uma Assembleia de Freguesia Extraordinária, suportando os custos financeiros inerentes, se tivesse feito um trabalho atento e rigoroso ou tivesse aceitado, na Assembleia de Freguesia de Dezembro, a proposta do Presidente da Mesa eleito pela coligação PSD/CDS para corrigir o PPI, solução que os elementos do PS subscreveram de imediato.
  4. Reiteramos novamente como sendo verdade aquilo que a Junta, em comunicado, disse ser mentira – “A mesa demonstrou interesse em reformular o PPI”. Nesse sentido, voltámos a frisar este assunto, olhos nos olhos, na passada sexta-feira, sem que o mesmo fosse desmentido, quer pelo presidente da mesa, quer pelo executivo.
  5. Como é visível pelas diversas intervenções presenciais na Assembleia de Freguesia, o PS Nevogilde pensa de forma autónoma e independente. Achar o contrário só revela insegurança ou incapacidade de argumentação do PSD/CDS para debater ideias ou analisar números.
  6. Não é nossa intenção criar problemas à Junta de Freguesia. Aliás, a nossa intenção é evitá-los! E isso provou-se. Não fosse o PS Nevogilde e neste momento estaria aprovado um Plano Plurianual de Investimentos completamente ilegal e com números completamente deficitários.
  7. O documento que foi votado na sexta-feira demonstra de forma clara que o PS Nevogilde prestou um excecional serviço à nossa população, denunciando os erros presentes no anterior documento. Quando comparados os dois documentos, notámos diferenças abismais nos números. Este não era um mero erro, mas uma calamidade.
  8. Convém, no entanto, salientar o que sempre dissemos relativamente à aquisição da tão propalada carrinha para transporte de crianças e que foi vertido no comunicado enviado por nós à comunicação social: “O PS está de acordo com a compra de uma carrinha para transportar crianças.” No entanto, e tendo em conta os números apresentados anteriormente pela Junta de Freguesia, temos consciência que a realidade financeira atual não permitiria comprar uma carrinha por 304 900€. Relembramos que não fomos os únicos a pensar assim: um dos deputados da coligação PSD/CDS votou contra e os restantes abstiveram-se. Por isso, não vale a pena tentar contaminar a opinião pública. O PS Nevogilde é favorável à aquisição da carrinha, mas nunca por 304 900€.
  9. Ainda no que se refere à carrinha, esperamos que os valores ultimamente apresentados não voltem a ser erro de impressão. Passámos de 304.900€ (PPI de Dezembro 2014), para 36 187,50€ (Direito de Resposta da Junta de Freguesia – TVS – Janeiro 2015) para 28 100€ (PPI reformulado – Assembleia de Freguesia Extraordinária – Janeiro 2015)! Três valores diferentes para a mesma coisa. Em que ficamos?
  10. A Junta de Freguesia dá-nos novamente razão quando afirma categoricamente que o Saldo de Gerência não é de 4 000€, como oficialmente inscreveram no Orçamento, mas de 6 795,07€. Nós avisamos! Este valor só poderia ser contabilizado após 31 de Dezembro. Assim, a Junta tentando demonstrar rigor, acaba por assumir mais um erro no Orçamento, dando razão mais uma vez ao PS Nevogilde.
  11. O PS Nevogilde está, e estará, sempre disposto a colaborar com o executivo da Junta de Freguesia, mas é função de uma oposição responsável e séria apontar os erros, tal como fizemos e faremos. Por nós, assunto encerrado, desde que substituam finalmente as impressoras.

PS Nevogilde