O ano tem 365 dias e 579 manifestações!

Pedro Pinto
Como a própria definição da palavra nos ilucida, uma manifestação, é uma forma de ação de protesto de um coletivo de pessoas. Em 2012, realizamos 579 manifestações, o que dá uma média de 1.5 por dia. Será, que repetir tantas vezes a mesma ação vale a pena? A resposta é simples, NÃO!

O que há uns tempos, era uma forma clara de luta e uma marca de força, foi banalizada, repetimos inúmeras vezes que já passa despercebida, aos ouvidos e aos olhares de quem as vê. É certo, que não podemos deixar de lutar e mostrar o nosso descontentamento, mas, quantas delas é que tiveram realmente impacto?

Perdemos uma das grandes formas de luta, foi como se arma tivesse ficado sem balas, podemos até comprar mais, mas essas, já não matam ninguém.

A manifestação é uma coisa séria, não podemos destruir o sentido desta palavra, porque, inerente ao seu valor denotativo, esta representa grandes marcos na nossa história. É preciso mobilização, é preciso que as pessoas sintam que vale a pena, e que a sua luta não é em vão. Não vamos ser apressados, temos que ser coerentes no nosso protesto, e os motivos que nos levam estar ali, têm que ser a base da nossa vontade.

É necessário um envolvimento de toda a população, de todas associações, organizações, sindicatos, se o problema é o mesmo porque é que vamos para o mesmo sitio em horas e dias diferentes!? Façamos as coisas juntas, como já diz o ditado a “união faz a força”, e nós não estamos a ser um povo unido.

Agora chegou o momento de todos pensarem, que alternativas temos, e quais são os nossos objetivos, é fundamental inovarmos a nossa forma de luta, pensarmos de maneira diferente, pois só assim fará sentido, sair à rua em protesto. E quando digo inovar, não é criar músicas novas!



Pedro Pinto

in: TVS