É isto o sucesso do ajustamento português?

É oficial: de acordo com os dados divulgados hoje no Boletim Estatístico do Banco de Portugal o nosso país fechou o ano que passou com a Dívida Pública a subir. Estamos agora nos 128,7% de dívida pública em relação ao PIB. Se lhe somarmos a totalidade da dívida do sector privado (famílias e empresas + bancos) então a Dívida Externa Bruta portuguesa atingiu os valores estratosféricos de 230% do PIB. Ou seja, apesar da desalavancagem da economia nacional, do empobrecimento, e do retrocesso social, passamos de um endividamento público que estava em 93,4% do PIB no fim de 2010 para um endividamento actual de 128,7%. 
 
Após 3 anos de troika e o o que se conseguiu em relação ao fardo da dívida foi isto: mais dívida, a somar à dívida. 
A nosso favor apenas a queda dos juros - o que tem permitido na prática a substituição de dívida (o reembolso ao FMI por exemplo) mas não a sua amortização. 
Continuamos vergados a isto e dependentes da corda-bamba dos juros. E a crescer pifiamente. O próprio excedente comercial, antes tão gabado pelo Governo, começou a diminuir: de 5,2 mil milhões acumulados em 2013, baixou para 3,6 mil milhões de euros, o que representa uma quebra na ordem dos 30%. 
É isto o sucesso do ajustamento português? Foi este o sucesso da troika? Tanto sacrifício para isto?
 
Carlos Reis