Se os mercados de trabalho na Alemanha são tão desregulados, porque é que não há lá supermercados ou centros comerciais abertos ao sábado à tarde e ao domingo?
Acertou: é porque os sindicatos não deixam.
Acertou: é porque os sindicatos não deixam.
Outra pergunta: porque é que, a bem dizer, não há salário mínimo na Alemanha?
Porque os sindicatos negoceiam salários mínimos por sector e profissão e depois há uma lei que obriga à sua aplicação aos trabalhadores não sindicalizados.
Em contrapartida, em países como Portugal, sendo os sindicatos fracos, torna-se necessária a intervenção legislativa do estado para os proteger. Mas o resultado final vem a ser o mesmo. Ou vinha, porque já não é.
E já agora, para terminar, porque são tão fracos os sindicatos em Portugal? Basicamente, porque, ao contrário do que sucede na Alemanha e noutros países, os trabalhadores estão dispersos por uma miríade de pequenas empresas e localidades, e isso dificulta a sua organização.
Tudo tem uma explicação, mas é claro que um macroeconomista sentado no seu escritório no BCE ou no FMI não sabe nem quer saber disso para nada. Eles só se interessa por factos, e apenas na condição de que sejam "factos" do tipo reconhecido como tal pelos modelos com que trabalham. Caso contrário - santa paciência - não existem.
in: jugular