A Coligação Lousada-Viva morreu...

Michele de Montaigne escreveu, um dia, que "a morte é de facto o fim, no entanto não é a finalidade da vida." A Coligação morreu e esta não era, certamente, a sua finalidade.

Na última Assembleia Municipal, fomos confrontados com uma morte que, se não anunciada está, pouco faltará. Porquê, questiona o hábil leitor? Porque hei-de acreditar nisso?

Vejamos…

A Coligação nasce da união do PSD e do CDS-PP em Lousada. Uma união de esforços, projectos e pessoas que, em plena Assembleia Municipal e a bons pulmões, confessou a incapacidade de analisar a apresentação de contas do município (documentos complicados de analisar e pouco tempo, foram as razões apresentadas). Será?

Será que o PSD e o CDS-PP, em Lousada, com tantos militantes e tão grande representação nacional, não têm uma única pessoa capaz de analisar a apresentação de contas do município? Têm?
Estou em crer que sim. Ambos têm no seu cerne pessoas (inactivas ou afastadas) que seriam capazes disso e de muito mais… Mas, então, porque é que a Coligação se demitiu dessa análise? Porque é que a Coligação preferiu fazer um discurso de campanha em detrimento de uma análise às contas do Município de Lousada?

As razões são, por demais, óbvias.

Em primeiro lugar, os auditados e certificados resultados deixaram transparecer duas falsidades propaladas na Comunicação Social, nos últimos meses: a primeira, é a da ruptura económica do município… A Coligação falava numa dívida de 20 milhões de euros quando a mesma pouco passa dos 9 milhões de euros. A segunda, é a questão da quantidade de funcionários da Autarquia: falavam em mil e nem à metade chega.
Como é óbvio, ninguém aceitou ser arauto do ridículo, sobretudo, contrariando o parecer do Revisor Oficial de Contas.

Em segundo lugar, o candidato da Coligação, Leonel Vieira, foi incapaz de dizer, quer em reunião de Câmara, quer fora dela, o que quer que fosse… Estranho, depois da histó Estranho… para uma pessoa que se candidata à CML e se diz capaz de fazer mais e melhor!
ria da “ruptura financeira” e dos funcionários.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, a Coligação Lousada Viva vive, passe o pleonasmo, do show-off…

Muitas conferências de imprensa, muita coisa para os partidos verem mas, depois e afinal, tudo não passam de falsidades e engodos de meia-leca.

A Coligação “Lousada Viva” morreu… Não é novidade. Afinal, “o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita”.

João Correia
in: TVS