Passos aprende com o Mestre

"Mesmo tendo em conta a incompetência mais do que demonstrada nestes dois últimos anos, é impossível pensar que Passos Coelho não podia prever o que aconteceria caso levasse para o Governo pessoas ligadas ao BPN ou aos contratos swap

Sabia perfeitamente que aconteceria exactamente o que está a acontecer, que estariam debaixo de fogo. Então por que razão os levou para o Governo? Parece-me que anda a aprender umas coisas com Cavaco. 

Este Governo faz-me lembrar os Governos do tempo de Sua Excelência, que eram constituídos por um núcleo duro de ministros tão fiéis que ainda hoje o são, mas onde nunca faltavam umas figuras que, pela sua incompetência, trapalhice e estupidez natural, apenas serviam para que a comunicação social fizesse tiro ao alvo. 
Enquanto se apontavam baterias a esses ministros, Cavaco e os seus fiéis discípulos iam passando por entre os pingos da chuva. Quando a coisa se tornava insustentável, Cavaco descartava-os iniciando assim novos ciclos sempre iguaizinhos uns aos outros. 

A estratégia resultou durante dez longos anos de governos cavaquistas. Não admira, portanto, que Passos siga o exemplo de quem sabe. E até tem a preciosa ajuda de alguns velhos especialistas nessa estratégia, como Marques Mendes, fiel discípulo de Cavaco, que ontem veio pôr mais achas na fogueira pedindo a demissão do secretário de Estado do Tesouro, quando na realidade está é a trabalhar para que Passos e o seu Mestre passem as férias descansados."

in: Aspirina B