Lista do PS para a CM Lousada - Uma aposta renovada, assente na competência, conhecimento e profissionalismo.

1 - PEDRO MACHADO, 40 anos, Jurista, Vice-Presidente da CM Lousada.

Licenciado em Direito em 1997, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-graduado em direito do ordenamento, urbanismo e ambiente em 2002, pela Faculdade de Direito de Coimbra.
Exerce as funções de Presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada desde 2002.
Exerceu a profissão de advogado entre 1998 e 2002. Exerceu as funções de técnico superior em 1998 e 1999 na Associação de Municípios do Vale do Sousa. Exerceu as funções de técnico superior entre 1999 e 2004 na Câmara Municipal de Lousada, onde exerceu funções de chefe da divisão de licenciamento, gestão e planeamento urbanístico entre 2004 e 2005.

É vice-presidente da Câmara Municipal de Lousada desde 2005, tendo actualmente os pelouros do urbanismo, ambiente, obras municipais, licenciamento de actividades económicas, protecção civil, energia, transportes, trânsito, feiras e mercados.

2 - MANUEL NUNES, 39 anos, Professor.

Licenciado em História e Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Professor, arqueólogo, jornalista free-lancer e autor, reparte actualmente a sua actividade profissional entre a docência, enquanto professor de História e elemento da Direcção do Agrupamento de Escolas de Lousada Norte, e a investigação arqueológica, centrada no concelho de Lousada.
Como professor, exerce funções no ensino público desde 1996, desenvolvendo, igualmente, a actividade de formador no sector privado na área do Património e da Educação Ambiental.
Enquanto arqueólogo, dirigiu, entre 2004 e 2011, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Lousada, desenvolvendo, como coordenador científico, diversos projectos de investigação, requalificação e valorização de sítios arqueológicos no espaço concelhio. Presidiu à organização do Iº Encontro de Arqueologia das Terras do Sousa e fundou a revista científica OPPIDUM. É autor da Carta Arqueológica do Concelho de Lousada e de inúmeros artigos científicos nas áreas da arqueologia, história, etnografia, arqueo-botânica e geo-arqueologia.
Enquanto jornalista free-lancer e autor na área do ambiente, colabora, desde 1994, com várias revistas e edições periódicas nacionais onde é autor de dezenas de artigos relacionados com as mais diversas temáticas ambientais. Publicou, desde 2001, tanto em Portugal como em Espanha, cerca de uma dezena de livros dedicados à divulgação do património natural português, alguns dos quais com o alto patrocínio do Ministério do Ambiente.
Entre 2008 e 2009, foi consultor científico para a área do património natural e rural do projecto “O património natural e cultural como factor de desenvolvimento e competitividade territoriais no Baixo Tâmega” [Serra da Aboboreira].
É membro de diversas Organizações Não-Governamentais de Conservação da Natureza e membro fundador da TRILHOS, Associação Juvenil de Educação Ambiental. Exerceu funções de vice-presidente da direcção da IPSS (Associação de Solidariedade Social de Nespereira).
 

3 - CRISTINA MOREIRA, 46 anos, Educadora de Infância, Vereadora da CM Lousada

Concluiu o bacharelato como educadora de infância em 1988, pela Escola do Magistério Primário de Penafiel. Em 2003, licenciou-se na Escola Superior de Educação de Fafe, com especialização em Educação Especial e Apoios Educativos.
O seu percurso profissional foi exercido, desde 1988, em diversas instituições, nomeadamente:
- como educadora de infância: no Funchal – Madeira, em Vila Real, na Santa Casa da Misericórdia, em Lousada e no Centro Paroquial de Macieira, em Lousada;
- como docente de ensino especial: na Cercimarante, em Amarante, e na escola de Santa Margarida, em Lousada;
- como docente de matemática na Escola Secundária de Lousada;
- na gestão educativa, exerceu o cargo de Vice-presidente do Agrupamento de Escolas da Boavista – Lousada.
Exerce, desde Outubro de 2005, o cargo de Vereadora na Câmara Municipal de Lousada, sendo responsável pelos Pelouros do Desenvolvimento Económico, Turismo, Juventude, Saúde e Acção Social.

Paralelamente, mais recentemente, exerce ainda, entre outros, os cargos de:
- Vice-presidente da ADER-SOUSA;
- Vogal da Direcção da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal;
- Presidente do Conselho da Comunidade do ACES Vale Sousa Norte;
- Representante da CA da Rota do Românico do Vale de Sousa;
- Coordenadora do projecto Agenda Regional para a Empregabilidade do Tâmega e Sousa.

 
4- ANTÓNIO AUGUSTO, 49 anos, Professor e ex-Diretor da Escola Secundária de Lousada

Professor do 3º ciclo e do Ensino Secundário, licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho (1988), mestre em Educação Multimédia pela Universidade do Porto - Faculdade de Ciências (2002), com formação especializada em Administração Escolar e Administração Educacional, concedida pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (2005) e vários cursos pós-graduados (nomeadamente pelo Instituto Nacional de Administração / Direcção Geral da Administração Educativa, Fundação Manuel Leão / Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação / Microsoft Partners in Learning).

É professor do Quadro da Escola Secundária de Lousada desde 1991, onde desempenhou vários cargos de direcção e gestão. Foi membro de vários júris, nomeadamente de atribuição de Prémios de Reconhecimento à Educação (2010). É sócio fundador da ANDE (Associação Nacional de Dirigentes Escolares), da qual é Vice-Presidente de 2009 até à actualidade.

Desempenhou os seguintes cargos de gestão:
- Vogal do Conselho Directivo da Escola Secundária de Lousada (do Ano Lectivo de 1994|95 ao de 1997|98);
- Vice-Presidente da Comissão Executiva Instaladora da Escola Secundária de Lousada (Ano Lectivo de 1998|99);
- Vice-Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Lousada (1999|2002);
- Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Lousada (triénio 2002|05) desde 12|06|2002;
- Presidente da Comissão Provisória da Escola Secundária de Lousada (2005|06);
- Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Lousada (triénio 2006|09).
- Director da Escola Secundária de Lousada (eleito para o quadriénio 2009|13), tomada de posse em 28|05|2009, cessação em 03|07|2012 (por agregação da unidade de gestão).

Enquanto Director recebeu as seguintes distinções e Louvores:
- Do Conselho Pedagógico:
«Antes de iniciar a ordem de trabalhos, propôs aos conselheiros que ficasse registado em ata o reconhecimento do Conselho Pedagógico pelo empenho, rigor, dedicação, inovação, zelo e elevado profissionalismo que o professor António Augusto Silva e a sua equipa colocaram na administração e gestão da Escola Secundária de Lousada. Esta proposta foi aprovada por unanimidade.» in Ata n.º 170 (9 de julho de 2012).

- Do Presidente do Conselho Geral:
«Louvor (extrato) n.º 412/2012 - No momento em que cessa funções de Director da Escola Secundária de Lousada, louvo o Mestre António Augusto dos Reis Silva, que no exercício das suas funções revelou excelentes conhecimentos técnicos, singular capacidade de trabalho, elevada competência, grande dedicação, extraordinária disponibilidade e exemplar postura pessoal contribuindo indubitavelmente para o engrandecimento do sucesso educativo nesta escola. 16 de julho de 2012. — O Presidente do Conselho Geral, José Diogo Gonçalves Fernandes.»
in Diário da República, 2.ª série — N.º 141 — 23 de julho de 2012

Enquanto Presidente do Conselho Executivo / Director a Escola recebeu os seguintes Louvores / Distinções Honoríficas:
- Voto de Louvor da Assembleia Municipal na sessão ordinária de 30 de Novembro de 2007 pelo empenho e pelos resultados alcançados no combate ao abandono e absentismo escolar no concelho.
- Voto de Louvor da Câmara Municipal de Lousada pelos resultados obtidos na luta contra o abandono e insucesso escolar e diversificação das ofertas formativas em reunião do dia 3 de Dezembro de 2007.
- Voto de Louvor da Assembleia Municipal na sessão ordinária de 20 de Fevereiro de 2009 pelos resultados obtidos aquando da avaliação externa no âmbito do Programa Nacional de Avaliação de Escolas Básicas e Secundárias.
- Medalha de Prata de Mérito Municipal 2010.

Enquanto Presidente do Conselho Executivo a Escola Secundária de Lousada foi avaliada no programa de Avaliação Externa das Escolas pela Inspecção Geral de Educação (24 e 25 de Novembro de 2009) com:
1. Resultados – Bom;
2. Prestação do Serviço Educativo – Muito Bom;
3. Organização e Gestão Escolar – Muito Bom;
4. Liderança – Muito Bom;
5. Capacidade de Auto-Regulação e Melhoria da Escola – Bom.


5 - NELSON OLIVEIRA, 29 anos, Psicólogo Clínico.

Licenciado em Psicologia Clínica, Pós Graduado em Neuropsicologia Clínica e frequenta o Mestrado de Gestão Autárquica.
Iniciou a sua carreira profissional como jovem investigador no ensino superior (Unipsa/ ISCS-Norte), exercendo posteriormente actividade profissional privada em Lousada desde 2007 até à presente data, no âmbito clínico, formativo e na intervenção social.
 

É atleta e capitão da AD Lousada - Hóquei em Campo (desde 1998), Músico - Banda Musical de Lousada (1996-2001), Dirigente na Ass. Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada (desde 2010).

É membro da Assembleia Municipal de Lousada (2009-2013), Membro da Assembleia Intermunicipal do Tâmega e Sousa (2009-2013), Presidente da JS Lousada (desde 2011), Presidente da Ass. Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas - Porto (desde 2012)


6 - Maria Adelaide Pacheco, 39 anos, Professora.

Licenciada em Ensino de Português e Inglês, pela universidade do Minho. Entre Setembro de 1998 e Novembro de 2008 leccionou português e inglês a alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, em estabelecimentos de ensino público, geridos pelo ministério da educação, nos concelhos de Lousada, Penafiel, Paredes, Baião, Celorico de Basto, Amarante e Guimarães.
Durante o mesmo período foi formadora, em empresas de Formação Profissional, certificadas, de cursos de formação em alternância, Cursos de Educação e Formação e formações modulares, ministrados nas empresas, sempre certificados pelo IEFP, IP.
Entre 13 de Novembro de 2008 e 12 de Novembro de 2011, foi directora do Departamento Municipal de Educação e Acção Social da Câmara Municipal de Lousada. Em 14 de Novembro de 2011 fui nomeada secretária do senhor Presidente da Câmara Municipal de Lousada, tendo ficado adstrita ao DMEAS para trabalhar com o senhor vereador da Educação, Prof. Eduardo Vilar, funções que desempenha até à data.
Integrou a lista do PS para a Câmara Municipal de Lousada nas anteriores eleições autárquicas no sexto lugar.
 
6. António Esteves
  Tem 68 anos e é reformado. Integrou os órgãos sociais de diversas associações do concelho, tais como a Associação Desportiva de Lousada, o Clube Automóvel de Lousada e os Bombeiros Voluntários de Lousada. Foi membro da Assembleia Municipal de Lousada durante diversos mandatos, eleito nas listas do PS. Integrou a lista do PS para a Câmara Municipal de Lousada nas anteriores eleições autárquicas no sétimo lugar.


SUPLENTES:
1. Joaquim José da Silva Rocha, com 37 anos, professor, residente na freguesia de Sousela, concelho de Lousada. 
2. Carla Filomena da Rocha Dias, com 34 anos, técnica superior, residente na freguesia de Nevogilde, concelho de Lousada. 
3. José Faria Santalha, com 58 anos, professor, vereador da Câmara Municipal de Lousada entre 1993 e 2009, tendo assumido, entre outros, os pelouros do urbanismo e das obras municipais, residente na freguesia de Silvares, concelho de Lousada.