Lousada: Um Ideal Comum

Segunda-feira, 12 de agosto de 2013: a vila de Lousada conhece inusitado movimento. A razão é justificada e os motivos admiráveis. A partir do Parque Urbano, infraestrutura de que os lousadenses já se apropriaram nos momentos de lazer, desfrutando de um espaço aprazível e muito bem conseguido – e cujo batismo com o nome do Dr. Mário Fonseca mais interpretará esta ligação umbilical à nossa terra –, a RTP transmite o programa Verão Total, pela segunda vez em menos de um ano. A adesão popular é enorme, voltando a surpreender os responsáveis televisivos.
Ao longo das três horas do programa, as virtualidades locais foram novamente enfatizadas: desenvolvimento equilibrado, proximidade da autarquia com a população, aposta na educação, na cultura e no desporto, potencialidades turísticas, capacidade empreendedora, confiança no futuro.
Pelas 12h35, na Avenida Senhor dos Aflitos, agora zona pedonal igualmente muito apreciada, fruto de um arranjo urbanístico perfeitamente adequado, partiu mais uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. Outra vez uma efusiva participação, revelando não apenas a popularidade do ciclismo, mas, igualmente, a identificação do povo de Lousada perante iniciativas para cujo êxito é muito importante a sua presença. Desde 1974 que a Vila não registava uma paragem da caravana. A aposta valeu a pena.
No dia anterior, 11 de agosto, o jornal “Público” inseria uma desenvolvida reportagem sobre o concelho, o mais jovem do país. O mesmo retrato sobre a pujança, a vitalidade e o espírito de iniciativa, que atravessa a globalidade das instituições. E, acima de tudo, o pulsar representativo da juventude, motivo da nossa esperança e do nosso otimismo.
Mais do que três acontecimentos, o programa da RTP, a Volta a Portugal e a reportagem do “Público” sobrelevaram a capacidade afirmativa de um concelho jovem, dinâmico, com elevada autoestima e uma convicção de que o futuro depende muito de nós próprios.
Se a Câmara Municipal teve o indiscutível mérito de ser o motor dinâmico de um projeto de desenvolvimento global, é também justo salientar o envolvimento da população, seja diretamente, seja através das suas organizações mais representativas – Juntas de Freguesia, associações, clubes e outras instituições – na prossecução de uma dinâmica muito dedicada e participativa, ajudando, cada um à medida das suas responsabilidades e atribuições, a construir um concelho moderno e atrativo, respeitador do passado e com olhos no futuro.
É este ideário que nos motiva e entusiasma. É esta clarividência coletiva que faz de Lousada um concelho singular.
Por isso, quando, à noite, o fabuloso grupo Yip’s Children’s Choir proporcionou, no Auditório Municipal, um inesquecível espetáculo, apenas a ser repetido em Lisboa, no termo de uma digressão europeia, estava confirmada a vocação de um Município para quem o desporto, a cultura e a educação são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social.

Eduardo Vilar
in: Verdadeiro Olhar