O limite do tolerável


O ministro das finanças destruiu a confiança de um país inteiro ao afirmar que o "ajustamento terá de continuar durante décadas e exige o esforço de uma geração".

Com falhanços sucessivos nas previsões, longe vão os tempos em que se ansiava 2013 como o ano da viragem e da recuperação. Perdidos na memória estão os dias em que se garantia que os sacrifícios haveriam de dar resultado. Era, afinal, tudo mentira. Ou melhor, no mundo de Gasparzinho era tudo verdade.

Na folha de Excel onde não cabem pessoas, apenas números, sempre esteve escrito que o emprego era para aumentar, a economia para destruir e o povo Português a viver com salários abaixo do limite da dignidade humana.

 Apenas desta forma se compreende que a troika (entidade perante a qual todos em São Bento fazem uma vénia) tenha vindo dizer que "Portugal está no bom caminho". O que significa uma taxa de desemprego que pode atingir um pico de 19% em 2014 e só não é mais porque grande parte dos desempregados seguiram o conselho do Sr. Passos Coelho e emigraram.
A direita portuguesa nunca perdeu os seus velhos truques e à primeira oportunidade reage como se vivêssemos em ditadura.

Há muito, mas muito, que era evidente que Vítor Gaspar não era nem é a pessoa indicada para assumir o cargo das Finanças. Passos Coelho então mais não é que um servo da troika que em nada resolve os problemas do País, até porque não sabe. Então como vamos sair disto? Cavaco Silva não tem coragem para demitir Passos Coelho, o que o torna um homem sem estratégia, num vazio de ideias. Está lá apenas fisicamente. Se isto já estava mal com Sócrates, a verdade é que com Passos piorou e muito. E basta de se justificarem com o passado (apesar de terem dito que não o iam fazer) pois quem tem competência não se desculpa com as atitudes dos outros, muda, avança, faz o que tem de fazer e resolve os problemas.

Este regime, que se enreda em jogos e salamaleques (em jogos do mais do mesmo) desta falida democracia, demonstram o fim do regime… e mais cego é aquele que não quer ver.



Diana Regadas

in: TVS