Próxima paragem: Ensino Superior


Chegou o momento das saídas e entradas nas Universidades, uns procuram o sucesso, depois de anos de empenho, outros estão de partida para uma nova etapa. Em altura de candidaturas ao Ensino Superior, são muitos os jovens, a quem cresce o "bichinho" de ser aluno universitário. Uma nova fase começou e ao fim de tantos anos de estudo, eis que chegou o dia das decisões e a resposta à pergunta “O que é que queres ser quando fores grande?”, torna-se inevitável, num universo de cursos e formações, são muitos os que de imediato sabem a resposta e outros que andam às “aranhas” para tomarem uma decisão.

Num cenário de crise estima-se que sejam cada vez mais os alunos do ensino superior a aderir a créditos de garantia mútua para financiar estudos, além dos problemas a nível financeiro, surgem outros obstáculos, como a colocação do estudante numa universidade longe da sua residência familiar, apelando assim aos valores de autonomia e responsabilidade dos jovens que caminham em direcção a esta nova paragem. Independência e responsabilização são factores necessários!

A vila de Lousada, assume um papel preponderante, oferecendo excelentes bases de ensino prévio, abrindo as portas para o sucesso de muitos alunos que enaltecem o nome da nossa terra, sendo já uma grande estação de embarque, onde todos os anos de novos jovens se preparam para esta nova viagem.

O ensino superior é uma simples decisão e escolha, que nos fomenta uma multiplicidade de valores, que nos dão a perspectiva de quem seremos no futuro, mas uma coisa devermos ter em atenção, principalmente nesta fase. Os cursos que queremos têm saídas profissionais? Isso é um dos factores a ter em conta que se impõe!


in: TVS
por: Pedro Pinto