Participação Política

Entende-se, hoje, por participação política, a actividade ou o acto de intervir na vida colectiva, e sentir-se pessoalmente responsável por aquilo que acontece, representando dessa forma um estádio superior de consciência cívica. O exercício de participação política marca a diferença entre um cidadão influente, de um súbdito participante; entre uma democracia, de um regime autoritário.

No que concerne aos jovens, vemos muitos deles actualmente, consumidores de decisões, ou seja, acatam passivamente o que foi deliberado por outros, ao invés de serem, eles mesmos, produtores.

Marginalizam-se da tomada de resoluções e deixam-se aprisionar pela comodidade fácil de atitudes de passividade e de laxismo. Os jovens devem sentir-se, hoje, chamados a participar activamente, na vida política, como votantes e/ou militantes, sendo parte responsável nas alterações que desejam ver introduzidas na sociedade civil.

As causas que levam a uma lacuna interventiva da camada mais jovem são a não integração em associações juvenis, que desde logo incutem responsabilidade cívica ao jovem, e a falta de informação e o desinteresse pela política, devido sobretudo à ausência de modelos políticos que incentivem, através da sua própria conduta.

É importante compreendermos que o que hoje é decidido, com o nosso contributo ou não, vai influenciar o futuro.

É, assim, fundamental, que os jovens entendam que a sua opinião é importante na construção de um futuro e na prossecução de um país ajustado às necessidades de cada um. 

in: TVS
por: Eduarda Ferreira