O Desv(ar)io Colossal da Madeira

 
1 - O FMI está para Portugal como Portugal (continental) está para a Madeira, mas sem medidas de austeridade. Esta é a conclusão que chegamos depois de ouvirmos o Min. das Finanças referir que o tão afamado “desvio colossal” afinal, deve-se à capitalização do BPN e à gestão de A. João Jardim na Madeira.
Há poucas semanas, Jardim exigiu um acordo com o actual Governo para fazer face à falta de liquidez na região da Madeira e culpa o anterior governo pelo descalabro das suas contas.
Enquanto as verbas transferidas para as autarquias são cada vez mais reduzidas, é curioso que a Madeira, sendo das regiões mais ricas da Europa muito à custa dos “parolos do cont’nente” (palavras de Jardim), aumentou 100% a sua dívida entre 2005 e 2010 para um número bombástico de 963,3 Milhões €, possuindo 28 direcções regionais, 5 institutos e 33 empresas públicas.

2 - Numa coisa concordo com Jardim, mas sob pontos de vista diferentes. Efectivamente Sócrates foi um dos responsáveis pelo descontrolo das contas da Madeira, porque tanto ele como outros governantes da república Portuguesa nunca tiveram coragem para colocar aquele senhor na ordem.
Se por um lado se sabe, que os governos do PSD sempre tiveram uma histórica e crónica cautela em fazer frente a Jardim, face aos muitos votos e deputados que garante ao partido, já o anterior governo teve um erro gigantesco nesta matéria porque poderia colocar ordem na Madeira. Sócrates não ganhava nem perdia nada de substancial naquele arquipélago e de certeza obteria o apoio da restante população Portuguesa.

3 - No meio disto tudo surge Passos Coelho. Ou cede às pretensões de Jardim em plena campanha eleitoral para as regionais e continua a dar péssimos exemplos de que afinal não são todos a pagar a crise, ou por outro lado, põe fim a isto.
Que não se esqueça que Jardim tem dado mostras uma personalidade dissociativa. Quem não se lembra das lágrimas derramadas e promessas de amizade a José Sócrates? E da troca de cadeiras no Congresso do PSD, quando se mudou para o lado de Rangel?

4 - Sei que é impossível, mas a Madeira precisava de uma “missão internacional da Troika”. É verdade que os sucessivos governantes não são um exemplo na gestão monetária do país, mas também demonstraram não terem coragem para intervir a sério naquela região e infelizmente mais um sinal disso mesmo foi dado com o recente chumbo por parte dos deputados do PSD/CDS, à audição parlamentar requerida pelo BE a 7 jornalistas madeirenses que alegadamente sofrem condicionalismos no exercício da sua profissão por parte do Governo Regional.
Onde está agora a Asfixia Democrática?
As contas tem que ser controladas, as ameaças à liberdade de expressão têm que acabar, o respeito por todos os Portugueses tem que existir. Estamos fartos da atitude ditatorial, de sermos apelidados de “parolos, comunistas e cubanos”, de ouvirmos Jardim referir-se ao actual Presidente da República como “Senhor Silva”, etc.

5 - O grosso dos nossos governantes sempre olhou para Jardim com a mesma complacência e de sorriso na cara com que muitos pais olham para um filho rude e mal-educado, tendo ainda o descaramento de o desculpar de todas as asneiras.
Para terminar, sabemos bem que caso Jardim vença novamente as eleições e o Governo não tome uma posição de força, mais vale ficarem já com o resto do subsídio de Natal… bem vão precisar.
 
in: TVS
por: Nelson Oliveira