(Des)igualdade na Secretaria de Estado?


Há coisas que me deixam bastante curioso e, de certa forma, confuso neste novo governo. Uma delas é a nova Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Dra. Teresa Morais, que, ironicamente, assumiu em diversos momentos da política portuguesa, posições pouco promotoras e defensoras da verdadeira IGUALDADE entre todos os cidadãos, como a igualdade de género, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, entre muitas outras lutas pelas quais os partidos mais à esquerda sempre se bateram.

De facto, a Igualdade de Oportunidades e Direitos que o actual governo defende, deixou (e ainda deixa) muito a desejar… Basta voltarmos atrás no tempo, à altura em que se debateu a Igualdade de Género, em que o PSD, e em especial a Dra. Teresa Morais, foi completamente contra esta lei que permitiu homens e mulheres terem direitos absolutamente iguais entre eles, sem discriminações, sem desigualdades e humilhações. 

Este tipo de leis, assentes na igualdade foram conquistas históricas ao longo dos anos, desde o direito das mulheres ao voto, à existência de legislação para mulheres e homens ganharem o mesmo salário no mesmo trabalho, até à igualdade de oportunidades perante a mesma oferta de emprego ou ensino superior.

Nesse sentido, o PS sempre defendeu a igualdade no casamento, promotora do respeito entre a totalidade dos cidadãos Portugueses, tentando desta forma acabar com o preconceito actual em relação aos casais homossexuais. E esta foi uma Lei que permitiu homens e mulheres poderem constituir família sem serem olhados de lado. 

Mas é esta a (des)igualdade que nos querem propor nos dias de hoje? A existência de uma Secretária de Estado da Igualdade que é contra um dos princípios basais da sua pasta? Uma pessoa que refere acerca da lei aprovada na anterior legislatura – ““É uma lei com a qual não nos identificamos, que não desejámos”. 

Um posicionamento destes é grave demais. Será que, seguindo esta ordem de ideias, era aceitável termos um Secretário de Estado da Educação contra o Ensino? Obviamente que não!

in: TVS
por: Gerson Moura