XIX Congresso Nacional da Juventude Socialista


Participei no passado fim-de-semana, no meu último Congresso Nacional (CN) enquanto membro da Juventude Socialista.

Apesar da militância algo tardia, que apenas surgiu depois de ser militante do próprio PS, pude conhecer jovens com muito valor. Pessoas que se afastam completamente da visão mais do que difundida na sociedade. Jovens que estudam e trabalham. Jovens empenhados numa sociedade melhor, mais justa e livre. Jovens conscientes das dificuldades do país, onde muitos deles, meus amigos, tiveram que emigrar, mas que vieram propositadamente ao CN para marcarem presença neste importante evento. Jovens que se revêm na liderança de João Torres, ele próprio um exemplo de quem completou os diversos graus académicos, iniciou a sua vida laboral e só depois disso, tornou-se Secretário-geral desta Juventude Partidária – prevejo um brilhante futuro para este jovem amigo.

No final deste CN é óbvio que nem tudo é perfeito. Lancei o desafio aos militantes para promoverem, tal como o fiz várias vezes mas sem sucesso, uma posição unânime dentro da JS em defesa da Exclusividade dos Deputados e a Limitação de Mandatos transversal a todos os cargos públicos. O povo exige esta clarificação. Os jovens tem a obrigação de lutar por este objetivo e não deixarem para amanhã esta séria discussão.

Por outro lado, se é normal o Secretário-geral do PS marcar presença, foi uma surpresa recebermos Mário Soares, um dia antes de completar o seu 90º aniversário.

Mário Soares despertou ao longo da sua vida diversos ódios e paixões. Foi um verdadeiro estadista, com ações positivas, outras negativas, que ficará certamente ligado à História de Portugal. Um Portugal democrático e livre, pelo qual sempre lutou e que no tempo da ditadura lhe valeram várias detenções e anos de prisão.

O momento alto deste CN foi sem dúvida as palavras emocionadas de Mário Soares, palavras essas que fez questão de expressar no dia do seu aniversário perante os seus amigos: "Como e que é possível que se diga que está tudo mal e, ao mesmo tempo, estar aquela gente toda no Congresso da JS a dizer 'nós estamos aqui para lutar pelo socialismo democrático'? Todos eles, cerca de 1000 jovens, a propósito de nada, davam gritos entusiastas e acabaram a cantar a Internacional Socialista"

Estas palavras dizem muito face aquilo que se passa no nosso país. A juventude não está distante. A juventude precisa que contem com ela para lutarem por um futuro melhor independentemente da ideologia política, independentemente das suas opiniões. Há espaço para todos.

Só não deverá existir espaço para o fanatismo em que se dividem os bons e os maus face à sua ideologia. Uma divisão que estes últimos anos tem sido promovida pelo Governo num combate de jovens contra idosos, ricos contra pobres, funcionários do setor privado contra setor público, etc.

Necessitamos de verdadeiros líderes políticos que saibam aproveitar a diferença de opinião para unir o país e não promover a sua destruição – contem com a Juventude!

Nelson Oliveira
in: Verdadeiro Olhar