O Elogio à Juventude Socialista de Lousada


Quando aderi à Juventude Socialista fi-lo de livre vontade e por iniciativa própria. Os ideais defendidos por esta estrutura e acima de tudo pelo Partido Socialista, estão de acordo com a minha visão de sociedade. Uma sociedade justa, solidária e igual para cada um de nós, tenha uma pessoa nascido numa família pobre ou rica.

Muitas das críticas que se fazem recorrentemente às Juventudes Partidárias, relacionam-se com o facto de servirem apenas como caixa de ressonância dos partidos, agitadores de bandeiras ou pior ainda, servindo como meros peões das cúpulas que espalham veneno fanático principalmente nas redes sociais.

Admito que algumas estruturas procedem desta forma, mas pelo meu conhecimento e face aquilo que vejo na JS Lousada, não posso concordar com estas críticas. Desde sempre pautamos a nossa ação política pelo pensamento político e defesa dos interesses do povo. Prova disso mesmo, foi a última postura que partiu da JS Lousada e foi adotada pela distrital do Porto, relativamente à subvenção dos ex titulares de cargos públicos.

O PSD em acordo com o PS, preparava-se para aprovar na Assembleia da República um diploma que repunha estas subvenções aos políticos, numa altura em que o povo é castigado com cortes, impostos e taxas, numa situação de precariedade ou desemprego.

Em boa hora a Juventude Socialista se insurgiu contra o PSD e contra o seu próprio partido. Aliás, esta postura foi amplamente divulgada nos órgãos de comunicação social, abrindo até o noticiário da TSF.

Esta postura tem que ser elogiada. Uma postura crítica e que vai de encontro às necessidades, não só dos jovens, como também do nosso povo. Acima de qualquer pessoa ou rumo político, está aquilo em que acreditamos. Acima de tudo queremos uma sociedade justa e igual para todos.

Nuno Fernandes
Vice Presidente da JS Lousada
in: TVS