Diretor do SEF afirma perante Juiz, que teve instruções políticas para agilizar Vistos Gold


Diretor do SEF admite ter agilizado processos dos vistos gold

 

Manuel Palos justificou facilitar alguns processos por ter "instruções políticas" para tudo fazer para dinamizar os vistos gold. 

Diante do juiz Carlos Alexandre, o diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) admitiu ter agilizado alguns processos para a concessão de vistos gold quando recebia pedidos especiais para o fazer, não só por parte de António Figueiredo, presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), mas também de outros altos funcionários do Estado que lhe ligavam nesse sentido, disse ao DN fonte próxima do processo.

Manuel Palos garantiu ainda ao juiz que o fazia a troco de nada, isto é, sem receber quaisquer contrapartidas financeiras ou outras. Facilitava alguns processos porque "tinha instruções políticas para tudo fazer para dinamizar os vistos gold", ou as autorizações de residência para atividade de investimento.

Contactado pelo DN, o gabinete do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas - grande impulsionador dos vistos gold -, garantiu: "Daqui não houve certamente nenhuma instrução política."
Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN