Rali de Portugal: JS Lousada contesta decisão do Turismo de Portugal

A Juventude Socialista de Lousada vem por este meio manifestar o seu total repúdio e indignação face à decisão do Ministério da Economia e Turismo de Portugal em retirar o apoio – cerca de um milhão de euros, ao Rali de Portugal.

Como é por todos conhecido, ficou estabelecido pelo ACP que o Rali de Portugal, em 2015, far-se-ia no Norte do país. Se esta decisão foi unanimemente bem recebida por todos os Lousadenses, até porque a paixão pelo automobilismo sente-se por cá como em nenhum outro local, depois da decisão do Turismo de Portugal, todos percebemos que esta decisão foi tomada única e exclusivamente porque o evento está localizado no Norte e, não, por questões de ajustamento, prioridades turísticas ou impossibilidade económica.

Como se pode explicar que os cortes ao Rali nunca foram efetivados enquanto este se realizou no Algarve? Parece claro que o Turismo de Portugal assume que o único destino turístico plausível em Portugal são as praias e os campos de golfe do Algarve. Será que o Ministério da Economia não reconhece que o Norte apresenta um crescimento turístico exponencial e que o Porto foi recentemente eleito como o Melhor Destino Europeu 2014 (tal como já o havia sido em 2012)?

Quanto às opções financeiras, será que o Ministério da Economia e o Turismo de Portugal não reconhecem a importância do investimento num evento que, segundo diversos estudos, gera um retorno comprovado de 54,42€ na economia Portuguesa por cada euro de investimento público?

Não pretendemos lançar falsas suspeitas, mas em abono da verdade entendemos que se trata de um propositado afastamento da região Norte, por razões que já se começam a tornar hábito. Mais grave se torna, quando se trata de uma entidade financiada pelo dinheiro dos contribuintes de todo o país e que deveria representar de forma equitativa todo o Turismo de Portugal.

Julgamos que esta decisão é um ultraje à nossa região, um ataque à nossa cultura e à nossa condição de parte integrante de um país que se vê constantemente dominado pelo centralismo. Urge, por isso, dar uma resposta a esta situação.

É tempo, pois, de sensibilizarmos novamente os nossos líderes atuais, para que corrijam esta injustiça.
De resto, salientamos com agrado a postura proactiva do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lousada – Dr. Pedro Machado, no sentido de promover uma reação concertada e união de esforços entre os diversos municípios do Norte abrangidos pelo Rali de Portugal, e demais entidades nomeadamente o ACP e Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Viva o Norte, mas acima de tudo, Viva Portugal – por um país justo e equitativo!


Secretariado da Juventude Socialista de Lousada.