Começou a campanha da direita


1. Durão Barroso montou o circo em São Bento: «Vinte e seis mil milhões de euros é uma pipa de massa…» Referia-se ele aos fundos do próximo quadro comunitário. Esqueceu-se de referir que esta pipa de massa é inferior às verbas recebidas no anterior quadro comunitário (QREN). Esqueceu-se também de fazer alusão ao facto de Portugal ser um contribuinte líquido da União Europeia. 

Mas uma coisa é certa: Barroso ainda não desistiu de ser candidato presidencial. E, aparentemente, aprendeu com a derrota nas eleições internas do PSD (em 1995). Agora, Barroso faz questão de ser ele a entregar o cheque, copiando o estilo seguido por Marques Mendes para preparar, nos anos 90, a tomada da São Caetano por Fernando Nogueira. 

2. Passos Coelho deu hoje o mote para as eleições legislativas: a economia não pode estar na mão de «meia dúzia de grupos económicos ou sociais». O governo que decidiu, por sua conta e risco, «ir além da troika», o governo do bodo aos ricos com a reforma do IRC, o governo que liquidou milhares de pequenos e médios empresários («Esta selecção natural das empresas que podem melhor sobreviver está feita»), o governo que impôs uma austeridade que atirou centenas de milhares de portugueses para o desemprego, este mesmo governo vai agora inverter a situação. É o regresso do rapaz humilde de Massamá.

in: CC