Três anos de mandato com promessas cumpridas

A 29 de setembro de 2013, o PS Lousada vencia novamente as eleições autárquicas para a Câmara Municipal de Lousada. Num período de mudança de ciclo, com um novo mas muito competente candidato, os Lousadenses voltaram a confiar os destinos da sua terra aos eleitos do PS – Pedro Machado passava a liderar a Câmara Municipal e Jorge Magalhães sucedia a Mário Fonseca à frente da Assembleia Municipal.

Com 1350 votos de diferença para a coligação PSD/CDS, a vitória foi confortável dado o universo de votantes e contrária às alegações que até aí subsistiam por parte da oposição. O Novo Presidente anunciado previamente nos outdoors, foi outro - aquele que mais se humildemente apresentou, mais mereceu e mais trabalho demonstrou junto dos cidadãos – Pedro Machado.

Até à presente data, este e outros executivos devem ser avaliados essencialmente pelo cumprimento do manifesto eleitoral com que se apresentaram aos eleitores, neste caso, aos Lousadenses. O manifesto eleitoral é algo que muitas pessoas guardam “religiosamente” para que, no final, possam analisar o que foi possível cumprir, o que não se cumpriu e, se não se cumpriu, qual foi a razão para isso acontecer.

Ora analisando o compromisso autárquico de Pedro Machado, amplamente sufragado e aceite pelos Lousadenses, vemos que, com três anos de mandato, os objetivos estão a ser claramente cumpridos. Para isso bastará a qualquer pessoa comprovar e fazer o afamado “fact-checking”.

A um ano do término do mandato autárquico e pronto para a sua renovação, constata-se que cerca de 90% dos compromissos eleitorais estão cumpridos, havendo especial destaque para a conclusão dos 7 novos centros escolares em Meinedo, Caíde de Rei, Sousela, Casais, Lodares, Cristelos e Nespereira; colocação de iluminação pública 100% LED em todo o concelho (já instalada em diversas freguesias); redução dos impostos municipais, nomeadamente no IRS e passagem do IMI para a taxa mínima legal (já anunciada e a ser aprovada no próximo mês); pólo de formação na indústria do têxtil e vestuário (a funcionar nas instalações da antiga escola primária de Santa Margarida); implementação de uma democracia participativa junto dos mais jovens com o Orçamento Participativo Jovem; regresso da mítica prova do Rally de Portugal com todos os benefícios associados para Lousada; pagamento dos Seguros Desportivos e Exames Médicos a todos os atletas inscritos em competições oficiais; o sucesso das Noites Acústicas, Feira Tradicional, Comédias d’Outono, Feira Social, entre outros eventos; a contínua aposta na requalificação da rede viária, parque desportivo concelhio e contínuo desenvolvimento das várias fases de construção do Complexo Desportivo de Lousada (construção de um pavilhão desportivo polivalente e de uma pista de Atletismo), Parque Urbano Dr. Mário Fonseca; introdução dos Projetos de Interesse Municipal e renovada aposta na venda de terrenos nas Zonas de Acolhimento Empresarial a preços bastante convidativos para os empresários e que se tem revelado um sucesso dada a vinda de novas empresas de outros concelhos para Lousada, salientando ainda a contínua e forte aposta nas áreas da educação, apoio social, desporto e a particular atenção dada ao ambiente.

Saliente-se também os acordos de execução assinados entre a CM Lousada e as Juntas de Freguesia com delegação de competências acompanhadas de transferências financeiras superiores a Meio Milhão de euros, levando a que as Juntas pudessem ter um trabalho mais próximo dos cidadãos e que resolvam problemas de pequenas reparações nas escolas, rede viária, etc., com recurso a materiais e financiamento da CM Lousada.

As Presidências Abertas foram realizadas desde a primeira hora e fora dos períodos eleitorais, levando a que o executivo municipal percorresse todas as 25 freguesias, visitasse empresas, associações, paróquias, (etc.), foram e continuam a ser um sucesso e muito bem recebidas pela população. Particular destaque também para o atendimento ao público descentralizado em cada uma das 25 sedes de Junta de Freguesia. Ninguém poderá criticar Pedro Machado e o seu executivo, de serem pessoas de gabinete e não percorrerem o concelho. Desde o início de 2014 até à data com as Presidências Abertas Sociais – realizadas ainda na passada semana, para além dos contactos diários com a população Lousadense, são feitas estas iniciativas dedicadas exclusivamente ao contacto próximo com a população e observação das dificuldades e problemas dos cidadãos.

Estas são apenas algumas das muitas iniciativas que já se encontram cumpridas e poderia muito bem enumerar outras tantas, contudo o atual executivo foi mais além e já se encontra a trabalhar na execução de outras medidas que promovam o concelho como um todo e a melhoria das condições de vida e trabalho dos Lousadenses.

O recente anúncio para o investimento de 2,5 milhões de euros na rede viária, será sem dúvida uma medida basilar para o desenvolvimento e descentralização do concelho. As intervenções necessárias em troços do concelho que ligam várias freguesias revela uma visão de futuro e cumprimento antecipado das necessidades das populações.

Para além disso e dada a necessidade de renovação e evolução do parque desportivo concelhio, em boa hora se decidiu pela aposta criteriosa em 5 sintéticos dispersos pelo concelho, no sentido de descentralizar a alta qualidade de infraestruturas desportivas e dar também o reconhecimento necessário às várias associações do nosso concelho que poderão beneficiar de mais e melhores condições para a prática desportiva, acrescentando ainda o recente anúncio por parte do Presidente da CM Lousada para o apoio na conclusão do Pavilhão Gimnodesportivo do Valmesio (Casais).

Sendo certo que há sempre mais e melhor para atingir, feita esta análise, só mesmo alguns (e não todos) os elementos da Coligação PSD/CDS é que não reconhecem o valor de todas estas iniciativas já executadas.


Resta continuar a fazer o trabalho para o qual os Lousadenses mandataram a equipa de Pedro Machado. Com seriedade, firmeza e uma grande perspetiva de futuro para Lousada.

Nelson Oliveira
in: TVS